MAPA – ECO – HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL – 53_2025
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de História Econômica Geral!
Vamos à AÇÃO!? A seguir, vamos detalhar o caminho para a resolução da sua atividade MAPA.
Primeira etapa: LER atentamente os textos de apoio.
Segunda etapa: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede no comando.
Terceira etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura dos textos de apoio
Texto 1
Além da necessidade de entender as transformações por nós vivenciadas, seus impactos e para onde estamos caminhando como humanidade, existe também uma urgência de nos prepararmos rapidamente nesse processo, que reside no fato de que as revoluções tecnológicas estão acelerando – até o início do século XX o ciclo de vida de uma tecnologia impactante era sempre maior do que o de uma pessoa. Nascíamos e morríamos sem ver grandes transformações no mundo ao nosso redor, a não ser se vivêssemos os períodos de revoluções. Agora, passamos a experimentar várias disrupções tecnológicas profundas durante o espaço de tempo da nossa existência – e isso complica as coisas, pois requer uma estratégia cada vez mais rápida de adaptação de habilidades. Há alguns séculos, nem conseguíamos sentir as mudanças, mas atualmente elas certamente não passam despercebidas.
Fonte: GABRIEL, M. Inteligência artificial: do zero ao metaverso. São Paulo: Atlas, 2022. (adaptado)
Texto 2
Se na década de 1960 Gordon Moore constatou a velocidade de crescimento de transistores, na década de 1980 Buckminster Fuller observou que, em função da tecnologia, o conhecimento humano crescia em ritmo exponencial desde o início da nossa história. Em 1982, ele publica o livro em que apresenta a Curva de Duplicação do Conhecimento (Doubling Knowledge Curve) – analisando a partir do ano 1 da Era Cristã, o conhecimento demorou 1500 anos para dobrar; depois disso, precisou de apenas 250 anos para duplicar novamente; no início do século passado, o conhecimento dobrava a cada 100 anos; durante a Segunda Guerra Mundial, a cada 25 anos e, em 1982, Fuller estimou que o conhecimento duplicava a cada 18 meses. Em 2007, a IBM previu que até 2020 o conhecimento deveria dobrar a cada 11 horas, ou seja, duas vezes por dia. Esse é o cenário em que estamos imersos atualmente.
Fonte: GABRIEL, M. Inteligência artificial: do zero ao metaverso. São Paulo: Atlas, 2022. (adaptado)