MAPA – ENF – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ENFERMAGEM – 54_2025
A dengue representa um desafio contínuo de saúde pública no Brasil, com sazonalidade e surtos que impactam significativamente a população e os sistemas de saúde.
Aprevenção e o controle dependem, em grande parte, da conscientização da população e da adoção de práticas de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.
No entanto, a proliferação de informações (muitas vezes incorretas ou incompletas) em ambientes digitais,
somada às diferentes realidades de letramento em saúde e acesso à tecnologia, cria uma complexidade adicional para as campanhas educativas tradicionais.
>>>>>>>>lass=”yoast-text-mark” />>Para refletir: Como a enfermagem pode, por meio da inovação tecnológica e do letramento em saúde digital, desenvolver uma solução educativa eficaz e adaptável para engajar a população brasileira no combate à dengue, superando desafios de desinformação e disparidades de acesso?
Fonte: OLIVEIRA, I. et al. Elementos de desinformação na percepção pública sobre a vacina contra a dengue no Brasil: uma análise de comentários em mídias sociais. Cadernos de Saúde Pública, v. 41, n. 3, e00097124, 2025. Acesso em: 01 set 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/XQxvCxhgpKpBT6kcbLtLHjz/?lang=pt<br />
Agora é sua vez Aluno! Sua Tarefa consistirá na elaboração de um Projeto de Inovação:
Você deverá atuar como um gestor de projeto de inovação e, aplicando os princípios do Design Thinking, desenvolver
a concepção de uma intervenção digital educativa focada no combate à dengue para uma comunidade específica no Brasil.
</p></p>
O seu projeto deverá demonstrar como a inovação tecnológica pode ser utilizada para promover o letramento em saúde digital e engajar ativamente a população na pr
even
ção. A seguir estão as 5 etapas do Design Thinking, nesta tarefa você deverá descrever o que realizou em cada uma das etapas.
>ETAPAS DO PROJETO BASEADAS NO DESIGN THINKING
>>Etapa 1: EMPATIA
O que fazer: Observe o dia a dia e pense em um problema específico relacionado à dengue na sua comunidade ou para um grupo de pessoas (ex: “As pessoas não sabem onde encontrar focos de mosquito” ou “Jovens não se importam com a dengue”).
Quem ajudar: Escolha um público-alvo para sua mensagem (ex: adolescentes, pais, idosos). Pense: Como eles usam as redes sociais? O que eles já sabem ou não sabem sobre dengue?
Estapa 2: DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
>>O que fazer: Com base no que você observou e no público que escolheu, defina de forma simples qual é o problema principal que seu produto digital vai tentar resolver.
>Exemplo: “Adolescentes não sabem que a dengue pode ser grave e ignoram os avisos.” ou “Pais de crianças pequenas não têm dicas rápidas de como proteger a casa.”
Explique por que resolver esse problema é importante para a saúde do público escolhido por você na etapa 1.
Etapa 3: IDEAÇÃO
O que fazer: Pense em muitas ideias para um produto digital simples (um vídeo curto, um card com imagem e texto, um carrossel com 3-5 imagens para Instagram/Facebook) que possa ir para as redes sociais. Pense como ele será interativo e fácil de entender.
>>>>>>>>>Nome e Formato: Responda essa etapa com um nome criativo (título para o seu produto digital) e escolha o formato (vídeo, card, carrossel, banner, panfleto digital e outros).
Conteúdo: Descreva a mensagem principal e como ela vai educar sobre a dengue de forma clara e engajadora para seu público.
Pense em como será simples e rápido de ler as informações.
Para essa etapa você descreverá o nome criativo e o formato do produto digital escolhido, e explique a mensagem principal do seu produto digital.
<p>Etapa 4: PROTOTIPAÇÃO
O que fazer: Crie um “rascunho” do seu produto digital. Não precisa ser perfeito, apenas uma representação visual de como ela seria.
>>>>>>>>Se for um card/carrossel: Faça um desenho, um layout simples no papel ou em um aplicativo de edição (Canva, PowerPoint) mostrando as imagens, o texto e como ficaria.
lass=”yoast-text-mark” />>Se for um vídeo: Faça uma descrição cena a cena do que apareceria, do áudio/música e da mensagem.</p></p></p>
>>>=”yoast-text-mark” />>>>>>Nessa etapa você deverá inserir nas suas respostas uma imagem do seu “rascunho”, tire uma foto tipo print do seu material e cole nas suas respostas.
Etapa 5: TESTE
O que fazer: Mostre seu protótipo para 2 ou 3 amigos ou familiares (que se encaixem no seu pú
blico-alvo, se possível)
e peça a opinião deles.
<p>
>Perguntas-chave: “Você entendeu a mensagem?” “Achou interessante?” “Faria você mudar alguma atitude sobre a dengue?”
Aprender: Anote o feedback e
pense em como você pode mel
horar sua peça digital c
om base no que aprendeu.
>>Faça um registro fotográfico, na qual você apareça, mostrando o momento em que apresenta seu protótipo e coleta o feedback de amigos, familiares ou pessoas da comunidade
Intruções para a Atividade MAPA: Utilize o Formulário Padrão Mapa para Incluir suas respostas e registros fotograficos, disponível em Materiais da Disciplina.
– Siga atentamente as etapas para elaboração da atividade.


