MAPA – GEO – INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA – 54_2025
Segundo Libâneo (1994), o planejamento é uma atividade didática essencial, pois antecipa mentalmente as ações docentes, define objetivos, seleciona conteúdos e métodos, organiza atividades e prevê formas de avaliação. Nesse sentido, o planejamento pedagógico deve valorizar a escolha de recursos didáticos diversificados, sempre conectados aos conteúdos e à realidade dos estudantes, de modo que a didática da Geografia seja articulada a prática pedagógica.
Diante dessas ponderações construa um plano de aula, organizado a partir de uma situação didática, em que a metodologia coloque o aluno como ativo na produção do seu conhecimento e se articule ao uso de recursos didáticos diversificados, para tanto, você deve elaborar o plano de aula considerando os seguintes itens:
Tema: um tema central que seja relevante e significativo para os alunos.
Situação geográfica: identifique uma situação real que será estudada pelos alunos.
Problema: formule um problema a ser investigado pelos alunos a partir da situação geográfica apresentada. O problema deve promover a reflexão crítica e a busca de soluções.
Objetivos: estabeleça objetivos claros e específicos, alinhados à BNCC, que orientem a proposta e evidenciem o que se espera que os alunos desenvolvam.
Metodologia: indique a metodologia de trabalho adotada, destacando as estratégias ativas que serão utilizadas, uma vez que, a metodologia deve permitir a participação ativa, colaborativa e criativa dos alunos. Assim, descreva as etapas da aula, destacando o papel do aluno e do professor, e como o recurso didático será integrada.
Recursos: escolha ao menos um recurso didático que será utilizada para apoiar o desenvolvimento da aula, justificando sua escolha.
Avaliação: defina critérios de avaliação claros e coerentes com os objetivos da proposta, indicando também os tipos de avaliação que serão realizadas. A avaliação deve possibilitar verificar tanto o desenvolvimento do conteúdo quanto o envolvimento dos alunos, a qualidade das produções e o raciocínio geográfico construído.