MAPA – GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E O TRABALHO COM FAMÍLIAS – 52_2025
Esta é a nossa atividade M.A.P.A. da disciplina de Intervenções Familiares e Institucionais. Vamos aproveitar os conhecimentos adquiridos e realizar uma experiência imersiva?
Objetivo da atividade
Esta atividade tem como objetivo desenvolver uma compreensão prática e reflexiva sobre os conceitos de GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIASOCIAL E O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS, além de analisar como a sociedade entende e enxerga os serviços, práticas, profissionais e sistemas oferecidos.
Para fundamentação teórica recomendamos os materiais abaixo:
https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf
https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf
https://aplicacoes.mds.gov.br/snas/regulacao/visualizar.php?codigo=6470
https://blog.mds.gov.br/redesuas/resolucao-cnas-mds-no-99-de-4-de-marco-de-2023/
Agora vamos trabalhar!
GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E O TRABALHO COM FAMÍLIAS
Estudo de Caso: A Participação de um Usuário da Política de Assistência Social no Conselho Municipal
Contexto:
Um indivíduo que utiliza os serviços do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) demonstra interesse em participar ativamente do controle social da política de assistência social em seu município.
Ele está envolvido no Fórum dos Usuários do SUAS e manifesta o desejo de se candidatar a uma vaga no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), mas desconhece os procedimentos necessários.
GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E O TRABALHO COM FAMÍLIAS
Desafios e Considerações:
Informação e orientação: O usuário necessita de informações claras sobre o papel do CMAS, o processo eleitoral e os requisitos para candidatura. É fundamental que ele compreenda as responsabilidades e o compromisso exigidos de um conselheiro.
Apoio e capacitação: O Centro POP e outros serviços da rede socioassistencial devem oferecer suporte ao usuário, auxiliando-o na preparação para a candidatura e no desenvolvimento de habilidades para o exercício da função de conselheiro. Isso pode incluir oficinas, treinamentos e acompanhamento individualizado.
Mobilização e articulação: O Fórum dos Usuários do SUAS pode desempenhar um papel importante na mobilização de apoio à candidatura do usuário, articulando-se com outros segmentos da sociedade civil e buscando o engajamento de outros usuários da política de assistência social.
Superação de barreiras: É preciso considerar as possíveis barreiras que o usuário pode enfrentar, como preconceito, discriminação e falta de acesso a recursos. O apoio da rede socioassistencial e da comunidade é essencial para garantir a sua participação em igualdade de condições.
Fonte: Elaborada pela docente com base no livro da disciplina – Gestão do Sistema Único da Assistência Social e o Trabalho com Famílias. Andressa Bareta, Maria Cristina Araújo de Brito Cunha, Michele Vanessa Werner, Priscila de Almeida Souza, Silviane Del Conte Curi. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2024.
Agora, vamos para realização da atividade, veja os passos necessários:
Preparação teórica:
Leia atentamente o material teórico indicado na disciplina.
Reflita sobre os conceitos apresentados nos textos indicados.
Entrevista:
Visite o Conselho municipal de Assistência Social de seu município e procures entender como o usuário atendido no Centro POP poderá participar da composição deste conselho.
Utilize as perguntas indicadas no formulário padrão da atividade MAPA – que você encontra em Material da disciplina como base para a entrevista:
Produção textual:
Com base na entrevista e nas leituras realizadas, elabore uma dissertação de uma lauda respondendo às seguintes questões:
Quem é o usuário da Assistência social
Como este usuário pode vencer os desafios para a participação social e participar da composição dos conselhos municipais de assistência social.
GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E O TRABALHO COM FAMÍLIAS