MAPA – HIST – HISTÓRIA DA ÁFRICA – 53_2025
Educação Antirracista e Valorização das Culturas Africana e Afro-Brasileira na Escola
Objetivo da atividade:
Refletir sobre o papel da escola na construção de uma educação antirracista e desenvolver estratégias pedagógicas que valorizem as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros na formação da sociedade brasileira.
Etapa 1 – leitura de apoio sugerida.
Realizar a leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais disponível na pasta do Material da Disciplina e também por meio do link a seguir:
https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf
Realizar a leitura da LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Disponível por meio do link a seguir: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm
Etapa 2 – Interpretação e Reflexão Escrita (Síntese de ideias em forma de texto).
Responda às questões norteadoras (em forma de texto) com base nas leituras sugeridas e em seus conhecimentos. Seu texto deve conter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas e ser desenvolvido no TEMPLATE disponível no Material da Disciplina.
A. Qual a relação entre a Lei 10.639/2003 e a promoção de uma educação antirracista?
B. Por que é necessário desenvolver ações pedagógicas específicas para valorizar a cultura afro-brasileira e africana no contexto escolar?
C. Quais estratégias práticas podem ser usadas em sala de aula para combater estereótipos racistas e promover o pertencimento racial?
D. Você conhece autores(as), artistas ou intelectuais negros(as) que poderiam ser trabalhados(as) em projetos escolares? Cite ao menos dois e justifique a escolha.
HISTÓRIA DA ÁFRI