MAPA – LETL – PSICOLOGIA APLICADA AO ENSINO DE SURDOS – 52_2025
Na unidade I, você aprendeu que há modos diferentes na apropriação da linguagem, realizada pela criança surda e a ouvinte. Na unidade II, refletiu que quanto mais a criança é exposta à sua língua, mais habilidades linguísticas desenvolverá. Além disso, para ensino de crianças surdas, os recursos visuais são fundamentais. Já na unidade III, foi possível compreender a necessidade de uma avaliação diagnóstica a fim de verificar a apropriação linguística da criança surda. Por fim, na unidade IV, refletiu a importância de agregar mais de um recurso para ensino de surdos.
Como toda criança, as brincadeiras e atividades lúdicas, alcançam com maior facilidade a compreensão e internalização dos conteúdos pelas crianças. Por isso, escolha uma das literaturas infantis adaptadas para surdos a seguir para realização da sua atividade.
RAPUNZEL SURDA: https://books.google.com.br/books?id=FgOfPhU-AkkC&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false
PATINHO SURDO: https://tonaniblog.wordpress.com/wp-content/uploads/2019/10/patinho-surdo.pdf
Imagine que você foi contratada por uma escola para trabalhar com crianças surdas. A escola te deu opção de escolha em qual série irá atuar. Você pode escolher entre 1º, 2º ou 3º ano do ensino fundamental. Na primeira semana de aula, você já identificou problema de aprendizagem referente ao conteúdo de matemática básica e português. Escolha sua turma, selecione a matéria e utilize a literatura infantil para elaborar uma atividade de ensino para turma que escolheu.
Seguem as orientações:
– Escolher uma literatura (Patinho Surdo ou Rapunzel Surda).
– Escolher a série: 1º, 2º ou 3º ano do ensino fundamental.
– Selecionar a disciplina: Português ou Matemática.
– Selecionar o conteúdo a ser ensinado.
– Escrever o enunciado da atividade de forma clara e objetiva (para criança).
– Explicar os objetivos de aprendizagem; Por exemplo: nessa atividade o conteúdo trabalhado foi o ensino das vogais. Pretende-se que a criança reconheça no caça-letras todas as letras P maiúscula e minúscula.
– Detalhar o método /sequência de ensino. Por exemplo: será apresentado a história, depois faremos a interpretação dela de forma oral.