Dentre as metodologias de ensino das lutas, os jogos de luta são ferramentas eficazes, ao tornarem o aprendizado lúdico e acessível, especialmente no processo de iniciação. Esses jogos podem ser classificados em três modalidades principais, com base no tipo de interação e contato estabelecido:
Jogos de Média Distância: nessa modalidade, o contato ocorre apenas no momento da aplicação do golpe ou técnica, como nos chutes e socos utilizados no karatê, taekwondo ou muay thai. Esses jogos trabalham habilidades como a precisão, o tempo de reação e a leitura de movimento adversária.
Jogos de Longa Distância: aqui, os participantes utilizam implementos para executar as ações, como bastões, espadas ou similares, mantendo uma maior distância entre si. Modalidades como a esgrima, kendô ou lutas com bastão são exemplos. Essa modalidade estimula a agilidade, a atenção e o raciocínio estratégico (Rosa, 2023; Ferraz; Gallardo, 2008; Tubino, 2002).
Fontes:
FERRAZ, O. L.; GALLARDO, F. J. Lutas: Fundamentos Pedagógicos. São Paulo: Phorte, 2008.
TUBINO, M. J. G. Educação Física e Esporte: Fundamentos e Reflexões. São Paulo: Ibrasa, 2002.
Caso escolha:
Agarre: elaborar atividades de iniciação referente ao judô ou jiu-jitsu brasileiro.
Média distância: atividades referentes ao kickboxing ou muay thai.
Longa distância: atividades referentes a esgrima ou kendo.
Orientações para a atividade prática.
Escolha uma das três modalidades de jogos de luta (agarre, média distância ou longa distância).
Desenvolva duas atividades práticas para essa modalidade, conforme os itens abaixo.
Tema: Jogos de (agarre, média distância ou longa distância).
Modalidade trabalhada: (escolha uma modalidade que será trabalhada a partir do seu tema. Ex: jogos de agarre – jiu-jitsu brasileiro).
Objetivo(s): (O que meu aluno deve alcançar com a atividade).
Nome do Jogo: (Nome referente a atividade).
Materiais necessários: (Descrever quais materiais serão necessários e a quantidade de cada um deles).
Número de participantes: (Número indicado para cada atividade).
Passo a Passo: (Explique como o jogo será realizado).
Avaliação: (Como você irá avaliar a participação dos alunos e se conseguiram alcançar o objetivo proposto).