MAPA – NUT – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025
Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na infância é essencial para a formação de hábitos saudáveis que podem perdurar por toda a vida. Segundo o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, a alimentação adequada e saudável é um direito fundamental, e sua promoção deve ser feita de maneira lúdica, interativa e adaptada à realidade das crianças (BRASIL, 2012).
O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos (2019) e o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) reforçam a importância da introdução alimentar equilibrada, do consumo predominante de alimentos in natura e da redução dos ultraprocessados. No entanto, na realidade de muitas crianças, a oferta de alimentos saudáveis é comprometida por fatores socioeconômicos, culturais e pela forte influência do marketing de produtos industrializados.
Dessa forma, compreender as necessidades nutricionais infantis, os aspectos cognitivos do aprendizado e as estratégias pedagógicas mais eficazes é fundamental para o desenvolvimento de um projeto de Educação Alimentar e Nutricional voltado para esse público.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2ª ed. Brasília, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. Brasília, 2019. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_criancas_menores2anos.pdf.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. Brasília, 2012.
Agora, com base nessas premissas, você será desafiado a elaborar um projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para crianças em idade escolar em uma comunidade que enfrenta dificuldades na adoção de hábitos alimentares saudáveis.
A Escola Municipal “Sementes do Amanhã” atende cerca de 250 crianças com idades entre 2 e 7 anos. Embora a escola ofereça merenda escolar baseada em diretrizes nutricionais, muitos alunos chegam à escola tendo consumido alimentos ultraprocessados no café da manhã, como salgadinhos, biscoitos recheados e bebidas açucaradas.
Os professores relatam que muitas crianças rejeitam frutas e verduras, e algumas afirmam que nunca experimentaram determinados alimentos naturais. Além disso, a publicidade de alimentos industrializados, aliada à falta de informação das famílias, tem um grande impacto sobre suas escolhas alimentares.
Diante desse cenário, você, como nutricionista contratado pela Secretaria de Educação, foi desafiado a criar um Projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) voltado para essas crianças, com metodologias adequadas à sua faixa etária.
Com base no conhecimento adquirido na disciplina, identifique as etapas e conceitos fundamentais para a elaboração de um plano de ação eficaz.
Com base no conhecimento e estudo adquirido no decorrer da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional, você consegue identificar quais as etapas e conceitos que você precisa aprofundar para realizar esse trabalho?
Depois das informações citadas acima, é hora de iniciarmos nosso projeto.
Você como Nutricionista contratado, indique quais pontos seriam importantes de serem estudados, para realizar uma atividade de educação alimentar e nutricional de sucesso?
1 – Com base no caso da Escola Municipal “Sementes do Amanhã”, qual modelo de educação (tradicional ou dialógico-problematizadora) você considera mais adequado para aplicar em um projeto de Educação Alimentar e Nutricional com crianças pequenas? Justifique sua resposta considerando os objetivos da EAN, a realidade das crianças e a forma como o aprendizado pode ser mais eficaz.
2- Você estudou as principais teorias pedagógicas para prática de educação. Devido a cognição ser de extrema importância quando pensamos em processo de aprendizagem, a teoria do estágio cognitivo de Piaget se torna importante para o processo de educação. Analisando os estágios dessa teoria, aponte qual deles seria imprescindível estudar para aplicar educação alimentar e nutricional na comunidade, justificando sua resposta.
3- Após aplicar um questionário para conhecer os hábitos alimentares das crianças, você encontrou relatos de que algumas delas gostariam de experimentar mais alimentos saudáveis, mas sentem resistência ou desconhecem a importância desses alimentos. Com base no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento, identifique e explique em qual estágio esse grupo se encontra.
4 – Agora, chegou o momento de relatar à equipe do projeto quais seriam suas intervenções com o grupo de crianças da escola. Lembrando que deve levar em consideração particularidades culturais e econômicas da comunidade, promovendo hábitos alimentares saudáveis de forma sustentável.
Quais são os maiores desafios enfrentados por essas crianças em termos de alimentação saudável?
Como as ações do nutricionista podem impactar positivamente a qualidade de vida dessas crianças?
Quais estratégias você poderia adotar para garantir que as mudanças sejam sustentáveis a longo prazo?
Realize o planejamento de 1 tema, que você considera de grande relevância, de forma detalhada utilizando o quadro abaixo.
Para realizar esta atividade você deverá realizar a leitura das Unidades 1, 2, 3, 4 5, 6, 7 e 8 do livro pedagógico.
Para responder os itens apresentados, você deverá pesquisar e analisar a teoria do livro e utilizar os conhecimentos adquiridos que serão complementados com a reprodução das aulas conceituais e das aulas ao vivo.
Apresente as respostas obrigatoriamente de forma sequencial no campo de respostas em seu Formulário PAdrão Mapa disponível em Material da Disciplina, salvar no formato PDF conforme as instruções e anexar no campo de resposta da Atividade MAPA.
Você pode consultar os materiais extras disponíveis na Sala do Café, para complementar sua resposta.