MAPA – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 51_2025
SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL
A sequência didática é uma metodologia de ensino estruturada que visa organizar e sistematizar as atividades pedagógicas para garantir uma aprendizagem mais eficaz. Quando bem planejada, proporciona um aprendizado profundo, permitindo que os alunos se apropriem de conhecimentos de forma progressiva e integrada. Segundo Libâneo (1994, p. 222), “o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.
Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o uso da literatura infantil como base para a elaboração de sequências didáticas é especialmente significativo, pois os livros infantis desenvolvem não apenas as habilidades de leitura e escrita, mas também estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a imaginação dos alunos.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
REFERÊNCIAS DE APOIO
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. São Paulo: Scipione, 2003.
GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
PROPOSTA A SER DESENVOLVIDA
A proposta a seguir visa a elaboração prática de uma sequência didática no ensino de um gênero textual específico, utilizando a literatura infantil como ponto de partida.
ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Apresentação da Situação:
– Qual livro de literatura infantil será escolhido e adequado para a série escolhida?
– Qual gênero textual será trabalhado com os alunos (por exemplo, narrativa, poema, fábula)?
– Quem será o público-alvo do texto produzido e como ele será apresentado (escrita, oral, multimodal)?
– Como você envolverá os alunos na contextualização do trabalho, conectando a atividade com suas experiências anteriores?
Produção Inicial:
– Como os alunos realizarão uma primeira produção do gênero textual escolhido, sem intervenções profundas?
– Como você utilizará essa produção inicial para diagnosticar o nível de compreensão e as dificuldades dos alunos?
Desenvolvimento dos Módulos de Ensino:
– Quais módulos específicos você criará para abordar as competências necessárias para a produção do gênero textual escolhido?
– Como você abordará a sistematização da escrita alfabética no Módulo 1?
– De que forma os alunos compreenderão e interpretarão o texto literário no Módulo 2?
– Como será conduzida a análise linguística, incluindo aspectos como ortografia, gramática e estrutura do gênero textual, no Módulo 3?
– Como você proporcionará feedback e oportunidades de reescrita no Módulo 4, durante as intervenções na produção inicial?
Produção Final:
– Após a conclusão dos módulos, como os alunos revisarão e reescreverão seus textos, incorporando o aprendizado obtido?
– De que forma a produção final será apresentada para valorizar o trabalho dos alunos (por exemplo, exposição, mural ou coletânea)?
Ao elaborar a sequência didática voltada para o ensino de um gênero textual específico, com base em uma obra de literatura infantil, você deverá focar nas seguintes práticas pedagógicas:
– Prática de Oralidade: Atividades que incentivem os alunos a expressarem suas ideias oralmente, discutindo temas relacionados à obra literária escolhida.
Exemplos: dramatizações, debates sobre a história ou discussões sobre os personagens.
– Prática de Leitura: Momentos de leitura individual e coletiva, explorando a compreensão do texto.
Exemplo: leitura compartilhada do livro, seguida de perguntas que promovam a interpretação e a reflexão sobre o conteúdo.
– Prática de Análise Linguística: Atividades que ajudem os alunos a identificar e compreender aspectos linguísticos presentes no texto, como gramática, ortografia e estrutura textual.
Exemplos: análise de frases específicas, identificação de palavras-chave, e exercícios de gramática contextualizados.
– Prática de Produção Textual: Atividades de escrita em que os alunos possam criar seus próprios textos inspirados na obra lida.
Exemplos: redação de uma continuação da história, criação de um final alternativo, ou escrita de uma carta para um dos personagens.