MAPA – POD – FUNDAMENTOS DE MARKETING – 51_2025
Olá aluno(a), chegou a hora de aplicar o conteúdo de Fundamentos de Marketing, vamos lá?!
Os conceitos e práticas do Marketing Social são utilizados para promover benefícios sociais. Ele se relaciona com os ideais da Saúde Coletiva, campo articulado na luta por melhores condições de vida e saúde para a população brasileira. Logo o Marketing envolve um conjunto de ações de relacionamento, por parte das organizações, com vistas à obtenção de benefícios à empresa e aos seus clientes.
Cabe complementar que o Marketing busca atender e satisfazer as necessidades de consumidores, na medida em que se responsabiliza pela conexão entre organizações, ambiente, clientes e possíveis clientes, contribuindo, desta forma, para a identificação de comportamentos, percepções e anseios.
SAGAZ, S. M.; LUCIETTO, D. A. Marketing social aplicado à saúde coletiva: definições, usos, aplicações e indicadores da produção científica brasileira. Revista: Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 3, p. 16-30, 2016.
Desse modo, vale ressaltar que o marketing na área da saúde e do bem-estar é um conjunto de estratégias que visa não apenas promover serviços e produtos, mas também educar, atrair e fidelizar pacientes, melhorando a qualidade dos serviços prestados. No contexto da podologia, essas estratégias têm um papel fundamental, pois o cuidado com a saúde envolve aspectos preventivos e terapêuticos essenciais para o bem-estar dos pacientes, especialmente, no âmbito de serviços.
Podemos admitir que a distinção entre bens e serviços nem sempre é perfeitamente absoluta e clara. Embora essa não seja uma tarefa trivial, os autores Hoffman e Bateson (2003) apresentam um sólido ponto de partida para a compreensão das diferenças entre bens e serviços.
VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H M. Fundamentos de Marketing. Maringá-PR: UniCesumar, p.212, 2022.
Portanto, com base no texto apresentado acima, do livro da disciplina e nas aulas conceituais e ao vivo, responda o que é solicitado a seguir:
- a) Apresente e descreva as quatro propriedades que distinguem produtos de serviços, segundo os autores Churchill e Peter (2014).
- b) Com base nas propriedades de serviço, ao observar os grupos por tipo de consumo, conforme apresentado por Kotler e Keller (2013), cite e descreva as quatro categorias do grupo “produtos de consumo”.
c) Ao observar as propriedades de serviço e o grupo de produtos de consumo, elabore um argumento para posicionar seus serviços de Podologia na categoria “especialidade”.