MAPA – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 51_2025
Ser professor de Educação Física no contexto escolar vai além de trabalhar questões corporais e esportivas. Durante sua formação, o professor é motivado a buscar informações também sobre o desenvolvimento humano como um todo, tendo em vista a necessidade de lidar com crianças e adolescentes ao longo dos dias de trabalho. Por meio da prática esportiva é possível trabalhar temas diversos como o desenvolvimento físico, social, sexual, político, entre outros, o que nos remete à lógica mente-corpo como sendo elementos de um mesmo ser humano, um conjunto de fatores que precisam ser trabalhados harmonicamente. Muitos são os autores no campo da Psicologia que podem colaborar com o desenvolvimento da capacidade do professor de Educação Física em trabalhar também com aspectos emocionais de seus alunos. Por exemplo, Freud traz discussões importantes sobre o desenvolvimento da personalidade, e Wallon compreende que a motricidade como percepção do eu corporal, é fundamental para o desenvolvimento do eu psíquico. Assim, ao trabalhar os aspectos físicos (motores) o professor de Educação Física trabalha também os aspectos emocionais de seus alunos.
GARCIA, R. A. B. Psicologia da Educação. Maringá-PR.: UniCesumar, 2021.
A partir das discussões realizadas durante a disciplina, este é o momento para você refletir sobre sua futura prática profissional a partir dos temas convergentes com a Psicologia da Educação, com base no entendimento de que existem teorias estudadas pela Psicologia que trazem a discussão de conteúdos que fazem interface com a educação. Assim, a proposta desta Atividade MAPA é que você, enquanto futuro(a) professor(a) de Educação Física, disserte acerca da relação entre o desenvolvimento físico e o desenvolvimento psíquico/emocional.
Considere a seguinte situação hipotética:
Você está iniciando sua carreira como professor(a) de Educação Física em uma escola de ensino fundamental. Em sua turma, há um aluno de 9 anos que apresenta dificuldades tanto em se relacionar com os colegas quanto em realizar atividades físicas mais complexas que exigem coordenação motora, como correr, pular ou praticar esportes coletivos. Apesar disso, ele participa ativamente das atividades em grupo e parece se integrar melhor durante jogos que envolvem colaboração e trabalho em equipe. Durante as aulas, também é possível perceber que ele se irrita com facilidade e, em algumas situações, demonstra dificuldades em controlar suas emoções, se distanciando do grupo após interações negativas.
Agora:
Elabore um texto argumentativo dissertativo, no qual, você discorra sobre a relação entre o desenvolvimento físico e o desenvolvimento psíquico/emocional levando em consideração o período de desenvolvimento em que a criança se encontra (9 anos de idade).
Para a resolução desta atividade, utilize como referência os conteúdos estudados acerca da Abordagem Psicanalítica de Freud, a Teoria da Afetividade de Wallon e as características acerca do desenvolvimento humano, baseadas nas discussões de Papalia e Feldman.