MAPA – RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PSICOLOGIA SOCIAL – 52_2025
Olá Aluno,
A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (M.A.P.A.), cujo objetivo é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico para refletir, discutir e propor soluções a situações da prática profissional. Nesta atividade, será abordado o tema “Psicologia Social nas Escolas“, presente no capítulo 9 do livro da disciplina Relações Interpessoais e Psicologia Social. Vamos lá?
Leia abaixo um recorte de reportagem publicado no dia 23/04/2025:
“ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR DE SP FAZEM PROTESTO NO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS CONTRA ABORDAGEM RACISTA DE SEGURANÇA DO LOCAL
[…] O caso ocorreu na praça de alimentação do Shopping. Uma adolescente branca, também estudante da escola que estava no local, foi questionada pela segurança se uma garota e um garoto negros, que estavam perto dela, a estariam incomodando ou pedindo dinheiro.
O ato começou por volta das 13h, em frente ao Colégio Equipe, também em Higienópolis, e seguiu em caminhada até o shopping. Com bandeiras e cartazes contra o racismo estrutural, o grupo era formado por dezenas de estudantes, pais e professores. Também se juntaram a eles manifestantes contrários à remoção de famílias da favela do Moinho, no Centro de São Paulo.
[…] Segundo pais de alunos ouvidos pelo g1, o ato foi organizado pelos próprios estudantes, em apoio aos colegas, por meio de um coletivo negro da escola, o Equipreta […]”
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/04/23/alunos-de-escola-particular-de-sp-fazem-ato-contra-racismo-apos-abordagem-de-seguranca-do-shopping-patio-higienopolis.ghtml, acesso em 28/04/2025.
A escola, assim como outros ambientes dedicados à educação, constitui um espaço fundamental para o convívio e a aprendizagem junto à sociedade. Ela serve como um meio de contato com diferentes ideias, culturas e pessoas, promovendo o desenvolvimento de vínculos sociais e afetivos. Quando se trata da educação de jovens e crianças, essas relações também se estendem aos grupos familiares, reforçando a importância do ambiente escolar na formação integral do indivíduo. Dessa forma, pode-se compreender que a escola é um espaço central na construção e reconstrução de representações sociais, além de estimular um olhar mais amplo sobre si mesmo e sobre a realidade ao seu redor.
Entretanto, é importante estabelecer uma conexão entre esse papel potencial da escola e os desafios que ela enfrenta na prática. Apesar de a psicologia social ser um campo rico em possibilidades de compreensão e intervenção, o sistema educacional brasileiro ainda sofre críticas por sua rigidez e resistência à inovação, sendo frequentemente visto como um modelo retrógrado, “engessado” e desconectado da evolução social. Além disso, essas dificuldades se refletem em problemas reais dentro do ambiente escolar, como episódios
de preconceito, violência e sofrimento psíquico, incluindo bullying, sobrecarga emocional de professores, assédio moral por parte de docentes ou alunos, muitas vezes envolvendo também a participação ou omissão de pais e responsáveis. Assim, embora a escola seja um espaço de potencial transformação social, ela também apresenta desafios que precisam ser enfrentados para que possa cumprir plenamente seu papel de promover um ambiente saudável e inclusivo para todos.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Diante deste contexto, e compreendendo a importância de aproximação entre a área educacional, pais/responsáveis e sociedade, imagine-se como um profissional atuante em uma escola e membro de projeto voltado a adolescentes sobre combate à violência. O projeto em questão tem como principais objetivos:
(1) Fomentar pensamento crítico e relações interpessoais positivas entre os alunos.
(2) Conscientizar os pais sobre a importância das relações entre membros da família e entre a família com a escola.
(3) Aproximar o ensino e os dilemas presentes na sociedade.
Mediante tais informações, elabore um texto de no mínimo 20 linhas, contendo três ações que você aplicaria para atender a cada um dos objetivos previstos no projeto (Ex. Objetivo 1: Ação X, Ação Y e Ação Z. Objetivo 2:…) . Justifique cada uma das ações sugeridas, ressaltando a importância destas para o projeto.
Para a realização desta atividade, além do livro da disciplina, recomendamos como materiais de apoio:
- O documento de referência sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em específico a página 7 em que se destaca as dez competências gerais da educação básica. Documento disponível no site: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf
- O guia sobre ações de combate a violência nas escolas da FLACSO BRASIL, disponível para acesso neste link: https://biblioteca.flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nas-Escolas_edicao2.pdf
- O documento “Metodologias para o cuidado de crianças, adolescentes e famílias em situação de violências”, disponível para acesso no link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/metodologias_cuidado_crianca_situacao_violencia.pdf
LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES A SEGUIR:
– Utilizar o formulário da Atividade MAPA, disponível no campo “Material da Disciplina”.
– Assistir ao vídeo explicativo da Atividade MAPA, disponível em “Material da Disciplina”.
– Os materiais de apoio estarão disponíveis no campo “Material da Disciplina”.
– O relatório deve estar conforme as normas da ABNT: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e texto justificado, com mínimo de 20 linhas e máximo de 2 laudas.
– Caso tenha dúvidas, encaminhe-as ao professor mediador através do canal “Fale com o Mediador”.
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Bons Estudos!
RELAÇÕES INTERPESSOAIS