MAPA – SECR – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – 51_2025
Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo(a) à nossa atividade MAPA. Aqui, teremos a oportunidade de conhecer mais sobre os temas discutidos na disciplina “Leitura e produção textual”. Oriento que leia a situação-problema a seguir e realize a atividade proposta.
Situação-problema
Maria e João são secretários executivos em uma empresa multinacional. Recentemente, a empresa implementou uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) para auxiliar na produção de textos profissionais, como relatórios, e-mails e comunicados internos.
Maria está toda entusiasmada com a novidade e acredita que a IA trará muitos benefícios para o seu trabalho. Por outro lado, João está cético e preocupado com as possíveis desvantagens dessa tecnologia.
Para que os gestores pudessem compreender o posicionamento dos colaboradores, solicitou que elencassem pontos favoráveis ou contrários ao uso da ferramenta de IA na produção de textos profissionais.
Maria (favorável ao uso da IA)
Maria acredita que a inteligência artificial pode trazer várias vantagens para o trabalho de secretariado:
Aumento da produtividade: A IA pode automatizar tarefas repetitivas e economizar tempo, permitindo que os secretários se concentrem em atividades mais estratégicas.
Redução de erros: Ferramentas de IA podem ajudar a evitar erros gramaticais e de formatação, garantindo que os textos sejam claros e profissionais.
Personalização: A IA pode ser programada para adaptar o tom e o estilo dos textos de acordo com o destinatário, tornando a comunicação mais eficaz.
Acesso a informações: A IA pode rapidamente buscar e compilar informações relevantes para a criação de relatórios e documentos, facilitando a tomada de decisões.
João (contrário ao uso da IA)
João, por outro lado, tem algumas preocupações sobre o uso da inteligência artificial:
Perda de habilidades: Ele teme que a dependência da IA possa levar à perda de habilidades essenciais de escrita e comunicação entre os secretários.
Falta de personalização: João acredita que a IA pode gerar textos que, embora corretos, carecem de um toque pessoal e humano, essencial em certas comunicações.
Segurança e privacidade: Ele está preocupado com a segurança dos dados e a privacidade das informações que são processadas pela IA.
Custo e manutenção: João também aponta que a implementação e manutenção de sistemas de IA podem ser caros e exigir atualizações constantes.
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Atividade
Com base na situação apresentada, elabore um texto dissertativo-argumentativo, de no máximo 30 linhas, em que você se posicione sobre o uso da inteligência artificial (IA) para a produção de textos no contexto profissional. Considere os pontos positivos e negativos apresentados por Maria e João e desenvolva sua argumentação de forma clara e coesa, apresentando argumentos diferentes dos trazidos pelos personagens na situação-problema.
Importante: você deve construir o seu texto se posicionando pelo viés favorável ou desfavorável a respeito da temática proposta: o uso da inteligência artificial (IA) para a produção de textos no contexto profissional.
Orientações-base para o desenvolvimento da atividade MAPA:
– Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”, salvar em formato Word, e aplicar os conceitos trabalhados em nossas aulas e livro. Pesquisas extras vem fontes formais de estudo também sáo bem-vindas no ambiente univevrsitário.
– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo disponibilizado na pasta de material da disciplina.
– Texto dissertativo-argumentativo
Um texto dissertativo-argumentativo é uma forma de escrita que visa apresentar e defender um ponto de vista sobre um tema específico, com base em argumentos lógicos e evidências. É amplamente utilizado em contextos acadêmicos e profissionais para persuadir o leitor de uma determinada posição ou opinião.
MAPA – SECR – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – 51_2025
– Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
- a) Introdução: apresenta o tema e a tese. A introdução deve capturar a atenção do leitor, contextualizar o assunto e apresentar uma tese, que é a posição ou argumento central que será defendido ao longo do texto.
- b) Desenvolvimento: É a parte em que os argumentos são apresentados e discutidos. Geralmente, são incluídos dois ou três parágrafos de desenvolvimento.
- c) Conclusão: Recapitula os principais argumentos e reforça a tese. A conclusão deve sintetizar as informações apresentadas e reafirmar a importância de sua posição.
– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas ABNT.
– Atenção ao plágio acadêmico: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.
– Anexe o seu arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Em caso de dúvidas entre em contato com a professora mediadora.
Boa produção textual!
Profa. Dra. Wéllem Semczuk.
MAPA – SECR – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – 51_2025