A Atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) é uma produção acadêmica obrigatória nas disciplinas da graduação EAD e, assim como no TCC, exige estrutura bem definida, coerência, fundamentação teórica e uso de referências reais. Para realizá-la de forma adequada, é essencial seguir algumas etapas.
O primeiro passo é a leitura e compreensão do enunciado. Antes de começar a escrever, o estudante deve ler com atenção todas as orientações disponíveis no AVA, identificando o tema central exigido, verificando se existem questões ou tópicos obrigatórios a serem abordados, observando o formato de entrega (Word, PDF, apresentação, entre outros) e conferindo o prazo de envio. Por exemplo, se o enunciado solicita “produza um texto com fundamentação teórica de no mínimo 2 páginas, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão, com 3 referências”, isso significa que essa estrutura precisa ser seguida obrigatoriamente.
A estrutura padrão da MAPA geralmente se aproxima de um artigo acadêmico ou relatório. Ela pode conter capa (opcional), título da atividade, introdução, objetivos geral e específicos, desenvolvimento, considerações finais e referências. A capa deve apresentar dados como nome da instituição, curso, disciplina, título da atividade, nome do aluno, RA, professor e data. O título da atividade precisa ser claro e refletir o conteúdo abordado.
introdução, apresenta-se o tema, sua relevância e o objetivo da atividade. Os objetivos (geral e específicos) indicam o que se busca alcançar. O desenvolvimento é a parte mais extensa, dedicada à análise, explicação, cálculos ou propostas, sempre fundamentados teoricamente. As considerações finais retomam as ideias principais e os resultados obtidos, e as referências listam as fontes utilizadas, seguindo a ABNT NBR 6023.
Na introdução, é necessário contextualizar o assunto e apontar sua relevância, apresentando de forma breve como o tema será tratado. Não é o momento de desenvolver argumentos, mas de preparar o leitor. Um exemplo seria: “A atividade física é um elemento fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. No contexto escolar, sua prática contribui não apenas para o desenvolvimento motor, mas também para aspectos sociais e cognitivos (GALLAHUE; DONNELLY, 2008). Esta atividade MAPA tem como objetivo analisar estratégias de promoção da atividade física em diferentes faixas etárias, fundamentadas na literatura científica.”
O objetivo geral descreve o propósito central da atividade, como “Analisar os benefícios da atividade física regular para a qualidade de vida”. Já os objetivos específicos detalham etapas que ajudam a alcançar o objetivo principal, por exemplo: investigar efeitos da atividade física na saúde cardiovascular e apresentar exemplos de programas de exercícios para diferentes idades.
O desenvolvimento é a parte mais ampla do trabalho. Nele, o estudante explica, descreve, analisa e argumenta sobre o tema, sempre com embasamento teórico. É recomendável dividir em subtópicos, quando necessário, e utilizar citações diretas e indiretas de autores reais. Por exemplo, segundo Nahas (2020), a prática regular de exercícios físicos promove adaptações fisiológicas que reduzem riscos de doenças crônicas. Já para Gallahue e Donnelly (2008, p. 35), “O movimento humano é essencial para o desenvolvimento integral, englobando dimensões físicas, cognitivas e afetivas”.
Nas considerações finais, retoma-se o que foi proposto nos objetivos, avaliando se foram atingidos, e faz-se uma síntese crítica do conteúdo abordado. Essa parte não deve incluir novas ideias ou informações que não tenham sido discutidas anteriormente.
Por fim, as referências devem conter todas as fontes utilizadas, seguindo o padrão ABNT NBR 6023:2023. Um exemplo de referência seria:
GALLAHUE, David L.; DONNELLY, Frances C. Educação física desenvolvimentista para todas as crianças. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2008.
NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 8. ed. Londrina: Midiograf, 2020.
Para garantir qualidade na entrega, algumas recomendações são fundamentais: usar linguagem formal e acadêmica, revisar ortografia e gramática, evitar cópia de textos prontos sem citação (para não incorrer em plágio), atender a todos os itens do enunciado e manter clareza e coerência em toda a redação.
Modelo da Atividade Mapa