Na Lei nº. 8.662/93 de regulamentação da profissão do Assistente Social, é definida as atribuições profissionais, nas quais se aplicam também a atuação no terceiro setor, dentre as atribuições consta: “elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social.” Destacamos aqui que saber elaborar e coordenar projetos sociais é de fundamental relevância para atuação profissional no terceiro setor. Projetos sociais tem como premissa atender demandas das expressões da questão social. Entenda-se como projeto um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos, dentro dos limites de orçamento de período e de tempo.
Elaborado pela professora, 2022.
executar e avaliar
Tendo como referência o exposto acima, imagine agora que você foi contratado (a) por uma instituição do terceiro setor. Parabéns! E foi solicitado a você elaborar um projeto social. Vamos lá! Você vai elaborar o seu primeiro projeto social com base no seguinte roteiro:
- I) Nome do projeto: (use sua criatividade)
- II) Público direto:
Escolha um (somente um) dos públicos: 1- Criança e adolescente, 2- Idoso, 3- Empreendedorismo Feminino, 4- Refugiados, 5- Pessoas com deficiência.
III) Objetivos do projeto:
Descrever o que será feito. Máximo 3 objetivos no verbo infinitivo.
- IV) Justificativa do projeto:
Descrever a relevância do projeto. Dizer por que é importante fazer. Dizer qual é a solução que o projeto traz para determinada expressão da questão social (público escolhido).
- V) Equipe: (recursos humanos)
Descrever quais são os profissionais que compõem a equipe técnica do projeto e qual a função de cada profissional (lembrando que cada catergoria profissional tem a descrição de suas funções e normas reguladoras para a atuação profissional. Pesquise). Não esqueça de incluir você futuro assistente social.
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