Nesta etapa, você deverá criar uma atividade prática voltada a dança, considerando em seu planejamento as seguintes informações:
Contexto: citar o local e/ou contexto, como escola de ensino básico, projeto social…
Público-alvo: indicar a faixa etária (opcional colocar quantidade de alunos, se há alunos de necessidades especiais, ou outras informações).
Objetivo principal: Cite quais aspectos pretende trabalhar com sua atividade, como, por exemplo, a percepção rítmica dos alunos, a coordenação motora, a consciência corporal, capacidade de interpretação, entre outros.
Recursos necessários: quais materiais serão utilizados, como aparelho sonoro ou espelho (se não utilizar nenhum, citar isso).
Como ocorrerá a atividade: explique de forma clara como ocorrerá sua atividade, tornando-a compreensível. Lembrando que sua atividade deve ser coerente com os itens citados acima.
Obs.: Você deverá entregar essa atividade por meio do arquivo MODELO MAPA, disponível no material da disciplina.
MAPA – FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA – 53_2025
A dança, como manifestação do corpo em movimento, está profundamente ligada à história da humanidade. Desde tempos remotos, os povos dançam para celebrar, comunicar, rezar, protestar e até mesmo curar. Com o passar dos séculos, a dança se diversificou e se institucionalizou em diferentes contextos – da arte à prática esportiva, da religiosidade ao lazer. Sendo, atualmente, uma
linguagem expressiva e cultural que pode promover múltiplas aprendizagens e experiências significativas. Com base nas discussões e leituras da disciplina, refletimos sobre o papel da dança na Educação Física, considerando sua abordagem como linguagem artística e suas possíveis interfaces com a promoção da saúde. Diante disso, reconhecemos que a dança, neste contexto, pode estar centrada nos impulsos internos que se materializam em movimento, mas também precisa dialogar com os diferentes objetivos da Educação Física.