O aprimoramento de dispositivos assistivos, concebidos para responder às especificidades das demandas específicas, como as educacionais, representam uma estratégica para ampliar a acessibilidade e o engajamento no âmbito escolar, configurando-se como um componente importante e imprescindível na inclusão de alunos com deficiência. Nesse cenário, as tecnologias assistivas consolidam-se ao promover a igualdade de acesso e contribuir significativamente para a edificação de um ambiente educacional que priorize a equidade e a participação plena, sendo, portanto, não apenas importantes, mas essenciais em todos os ambientes e níveis escolares.
Neste contexto, o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) se destaca como um recurso chave para organizar e direcionar a aplicação dessas tecnologias assistivas, assegurando que todo seu potencial seja integralmente utilizado em prol de uma educação inclusiva.
FONTE PRINCIPAL:
SILVA, R.L. Atendimento Educacional Especializado em Diferentes Níveis de Aprendizado. Florianópolis: Arqué, 2025. 204 p.
FONTES COMPLEMENTARES:
SÁ-SILVA, J. R.; FERREIRA, A. P. A.; BESERRA DA SILVA, J. N.; PADILHA, M. dos S. O atendimento educacional especializado e a utilização das tecnologias digitais nas salas de recursos multifuncionais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021.
Com base no exposto, para a realização da sua atividade MAPA, considere a seguinte situação hipotética:
Na posição de professor(a) em uma instituição de ensino, você deverá elaborar um Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) voltado à inclusão de alunos com deficiência. O principal objetivo é analisar os diferentes aspectos que envolvem a inclusão escolar, descrevendo estratégias e métodos operacionais que garantam a efetiva implementação dessas práticas no cotidiano educacional. O plano deve maximizar o impacto dessas ações no processo de aprendizagem e promover um ambiente verdadeiramente inclusivo. Para isso, é fundamental delinear o papel dos educadores, da equipe pedagógica e da família nesse processo.