O Marketing vem se desenvolvendo ao longo das últimas décadas e se tornando um dos grandes diferenciais de um empreendimento ao se adaptar diante das mudanças do ambiente e da sociedade.
Nos últimos anos, o Marketing 5.0 foi criado e implementado como uma situação que demonstra uma nova era na forma de pensar e praticar Marketing.
Situações como a pandemia da Covid-19, o aumento da tecnologia disponibilizada para a população em geral, o avançado repertório tecnológico ao dispor das empresas, a mudança de foco de gestores e demais profissionais quanto a sustentabilidade e a gestão mais humanizadas estão mudando a forma que nos comunicamos e acompanhamos os empreendimentos.
As pessoas estão buscando mais informações e se posicionando nas redes sociais solicitando transparência e verdade. Toda essa dinâmica tem alterado como as organizações planejam e implementam estratégias, bem como o tempo de duração das estratégias.
Diante desse cenário, cada região tem se adaptado aos poucos a essas mudanças, por isso, é importante acompanhar as notícias locais bem como o cenário global.
Fonte: VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos de Marketing. Maringá: Núcleo de Educação a Distância, 2022.
A partir disso, responda as seguintes questões:
1) Procure um Exemplo de aplicação da tecnologia no Marketing na região em que reside e descreva como tem ocorrido apresentando as seguintes informações:
– Local:
– Exemplo de aplicação:
– Resultados obtidos até o momento:
2) Qual parte do Composto Mercadológico (Composto de Marketing) pode ser aplicado ao exemplo citado anteriormente? Justifique a resposta.
3) Considerando o exemplo de aplicação da tecnologia no marke