O que você deve fazer:
Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.).
Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva…).
Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar), redija um texto dissertativo estruturado (introdução, desenvolvimento e conclusão) de 20 a 30 linhas respondendo aos seguintes pontos, sem ser no formato de tópicos.
– Introdução: apresente brevemente a importância da História da Matemática na formação de professores.
– Desenvolvimento: descreva as contribuições matemáticas de duas civilizações antigas, contextualizando historicamente.
– Explique como esses conceitos evoluíram até aparecerem na Matemática moderna ou escolar.
– Analise como a abordagem histórica pode enriquecer o ensino, citando pelo menos uma possibilidade prática de aplicação em sala de aula (ex: uma proposta de atividade, discussão, contextualização etc.).
– Conclusão: reflita sobre os benefícios e os limites de integrar a História da Matemática nas aulas hoje.
– Aponte o que essa perspectiva agrega à sua formação como educador.
Formato da resposta:
Texto entre 20 e 30 linhas, com estrutura argumentativa.
Linguagem formal, clara e objetiva.
Uso de citações e referências bibliográficas conforme as normas ABNT.
Pode usar o material da disciplina, livros e artigos científicos.