Os métodos de custeios correspondem aos procedimentos que podem ser adotados para compor o custo dos produtos fabricados. O custeio por absorção é um processo de apuração de custos, cujo objetivo é ratear todos os seus elementos, quer sejam fixos ou variáveis, em cada fase da produção. Já o custeio variável é um tipo de custeamento que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos. Os custos
fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custos de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período. A escolha do método de custeio empregado pela entidade vai depender do tipo de informação que ela necessita para o processo de tomada de decisão.
VICECONTI, Paulo; NEVES, Silvério das. Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 2018 (Adaptado).
Antes de iniciar a resolução da atividade mapa, sugerimos que você pesquise sobre a temática em discussão no livro de Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo dos autores Paulo Viceconti e Silvério das Neves, disponível na Minha Biblioteca.
O CASO:
Carlos Henrique é graduado no curso de Ciências Contábeis e acaba de receber a proposta para assumir um dos empreendimentos mais importantes da família. Seu avô materno foi o fundador de uma indústria de embalagens, a Souza & Rodrigues Ltda., a qual produz um único tipo de embalagem. O idealizador desse negócio sempre se preocupou com a praticidade, qualidade e durabilidade de seu produto.
No decorrer dos estudos realizados na disciplina você teve a oportunidade de aprender sobre relevantes conceitos da contabilidade de custos, como a classificação dos gastos, os elementos de custos, a escolha do método de
custeio e por fim, a apuração do resultado econômico de uma atividade de negócio em determinado período. Agora chegou o momento onde você será desafiado a realizar o cálculo do custo e apurar o resultado na venda das embalagens fabricadas pela Souza & Rodrigues Ltda.
Imagine que você recebeu o relatório a seguir, referente ao mês de janeiro, contendo os respectivos gastos:
RELAÇÃO DOS GASTOS DO MÊS DE JANEIRO VALOR EM R$
– Honorários da diretoria administrativa R$ 1.400,00
– Salários e encargos dos funcionários da administração R$ 2.800,00
– Salários dos supervisores e gerentes de produção R$ 6.200,00
– Aluguel da fábrica R$ 3.000,00
– Depreciação das máquinas industriais R$ 500,00
– Seguro do departamento de vendas R$ 400,00
– Material direto consumido R$ 5.000,00
– Comissão sobre vendas por unidade R$ 2,00