Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda global estabelecida pela ONU em 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas que visam promover o desenvolvimento sustentável até 2030. Eles abrangem
áreas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, ação climática e redução das desigualdades, buscando equilibrar crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental.
Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 2 abr. 2025.
A ODS 4 da Agenda 2030 da ONU propõe “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Isso significa garantir o direito de todas as pessoas, em especial as populações em situação de vulnerabilidade, ao acesso, permanência e êxito nos espaços educativos, desde a educação infantil até a formação técnica e superior.
No contexto da formação docente, esse objetivo reforça a importância de preparar professores capazes de desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, críticas e comprometidas com a transformação social. A sala de aula deve ser compreendida como espaço de diálogo, diversidade e construção coletiva do conhecimento. A teoria pedagógica encontra seu valor na prática quando promove, por exemplo, projetos que valorizam os saberes locais, a cultura, os direitos humanos e o respeito às diferenças.
Elaborado pelo professor.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a ODS 4, chegou a hora da prática!
1. Tema da Aula.
- Objetivo Geral: apenas um objetivo.
- Objetivos Específicos: dois ou três objetivos.
- Público-Alvo: você deverá desenvolver essa aula, hipoteticamente, em uma turma do Curso de Formação de Docentes em Nível Médio.
- Encaminhamentos Metodológicos: descreva o passo a passo de como sua aula será desenvolvida.
- Recursos: aponte os recursos que serão utilizados durante a aula.
- Elabore um texto de 7 a 15 linhas explicando como a inclusão escolar contribui para garantir uma educação de qualidade para todos. Com base na ODS 4, destaque o papel do docente na promoção de uma educação equitativa e inclusiva.