PARTE 1:
Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Inspirado por essa ideia ” Criando Instrumentos Musicais”, objetivando desenvolver a criatividade e a habilidade de trabalhar com sons e ritmos, além de promover a interação entre as crianças. Realize a leitura da BNCC na Etapa da Educação Infantil, especificamente sobre o campo de experiências “Traços, sons, cores e formas”, escolha um onjetivo da aprendizagem e desenvolvimento deste campo e uma
faixa etária. A seguir, crie um instrumento, como chocalhos (com garrafas e grãos), tambores (com caixas de papelão) ou guitarras (com papelão e elásticos). Use a criatividade e utilize-se de materiais recicláveis para a construção, você pode decorar seus instrumentos com tintas e outros materiais que desejar. Por fim, preencha o formulário da atividade MAPA (obrigatório), anotando detalhes como:
Campo de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas.
Nome do Instrumento:
Faixa etária escolhida para trabalhar (insira a faixa etária escolhida a partir da BNCC):
Objetivo da aprendizagem e desenvolvimento (insira a objetivo da aprendizagem e desenvolvimento que seu instrumento corresponde – BNCC):
Materiais utilizados (liste os materiais utilizados para a construção do instrumento):
Fotos (após a confecção do instrumento, registrar duas fotos: uma do processo do instrumento (confecção) e uma outra você com o instrumento pronto):
PARTE 2:
Elabore uma sugestão de atividade que utilize o instrumento musical que você confeccionou, não se esqueça de que a atividade deve estar relacionada com a faixa etária escolhida e com o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento. Preencha a parte dois do formulário:
– Nome da Atividade:
– Encaminhamentos metodológicos: passo a passo de realização da sugestão da sua atividade;
– Fechamento: discorra sobre como musicalização com recursos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. (Mínimo de 10 e no máximo 15 linhas).