Passar o dia pensando, consumindo ou fazendo algo que você adora ou que te intriga imensamente: uma maravilha, não é mesmo? A não ser, é claro, que você tenha outros compromissos, como estudar, trabalhar e pagar contas. Por essas e outras, muitos autistas temem quando percebem que um novo hiperfoco está chegando, pois sabem que ele certamente irá exigir muita atenção e empenho. Conseguir gerenciar uma rotina nem sempre é simples, e um hiperfoco pode fazer essa tarefa ficar ainda mais difícil, fazendo com que pessoas autistas busquem formas de inibir ou limitar seus interesses (aqui fica a importância de um acompanhamento profissional para auxiliar corretamente nesse e outros pontos relacionados aos interesses restritos, típicos do autismo).
Fonte: https://www.instagram.com/p/C7KvYfIJnYI/?igsh=NGN5ZXprZGY1ejVx. Acesso em: 13 mar. 2025.
Para essa atividade, imagine que você tem um perfil profissional no Instagram, com objetivo de publicar conteúdos relevantes para a área da psicopedagogia, que relacione a teoria e a prática de maneira responsável, e que fale sobre temas atuais desta área do saber. Assim, você elaborará um mapa conceitual (mapa mental) e um texto explicando os conceitos abordados sobre o tema hiperfoco e o processo de ensino-aprendizagem
Deverá conter em seu mapa conceitual:
1. Descrição do que é o hiperfoco e suas características.
Você pode elaborar o mapa conceitual de forma on-line, em aplicativos como Mentimeter, Canva etc.; ou de forma manual, desenhando em uma folha A4. A foto do mapa mental deverá ser inserida no formulário padrão da disciplina.
Você deverá elaborar o seu texto em até 30 linhas abordando os seguintes tópicos:
1. Vantagens e desvantagens do hiperfoco no processo de ensino-aprendizagem. Ao menos uma vantagem e ao menos uma desvantagem.
2. Cite e explique ao menos uma estratégia de como utilizar do hiperfoco para tornar motivador o processo de aprendizagem do aluno.
Você pode procurar fontes confiáveis que abordem o tema apresentado, vídeos confiáveis sobre a temática, bem como seguir as seguintes indicações:
Texto: Hiperfoco como caminho para o aprendizado e inclusão de alunos com autismo, disponível em: https://periodicos.ufes.br/semap/article/view/42478