Pensando nisso, você, como futuro(a) professor(a) de Língua Portuguesa, deverá refletir sobre a importância da aplicação dessa abordagem para o desenvolvimento da criticidade em seus estudantes:
De que forma o conceito de multiletramento pode transformar as práticas de ensino de Língua Portuguesa?
Discorra, de 10 a 15 linhas, sobre como essa abordagem contribui para a formação de leitores críticos em contextos digitais e diversos. Cite ao menos um exemplo de prática pedagógica que integre o multiletramento em uma aula de Língua Portuguesa.
ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIFERENTES LINGUAGENS – 52_2025
O multiletramento refere-se à capacidade de identificar, interpretar, criar e comunicar significado por meio de uma variedade de formas de comunicação, como a visual, oral, corporal, musical e alfabética. Além de uma noção linguística, o multiletramento envolve uma consciência dos fatores sociais, econômicos, culturais e tecnológicos mais amplos, que também moldam a comunicação e a sociedade da qual os alunos são parte. Desse modo, essa é uma abordagem que busca contribuir para tornar os processos de ensino-aprendizagem mais inclusivos e diversos e alinhados com as demandas dos novos tempos. Isso se dá por meio da utilização de vários métodos para trabalhar o multiletramento e para que o aluno aprenda e saiba se comunicar utilizando esses meios.
FAZ EDUCAÇÃO. O que é multiletramento? Disponível em: https://fazeducacao.com.br/multiletramento/. Acesso em: 16 abr. 2025.