PORTFÓLIO – CBIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES – 52_2025
Estudante!
Seja bem-vindo(a) à atividade de MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Práticas pedagógicas: Unidades temáticas, Objetos de Conhecimento e Habilidades
CONTEXTUALIZAÇÃO
O Ensino Médio foi a última etapa de ensino a ser aprovada, em dezembro de 2018, após diversas consultas públicas. O Ministério da Educação, além de publicar o texto de aprovação, disponibilizou um guia de implementação e um site dedicado ao novo Ensino Médio. Essa nova estrutura não implica na exclusão das disciplinas, mas sim em uma maior integração entre elas e uma maior conexão com a realidade dos alunos. No novo formato, cada área do conhecimento possui competências específicas que devem ser associadas a um conjunto de habilidades, essenciais para a aprendizagem de todos os alunos do Ensino Médio.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Acesso em: 10 mar. 2025.
Ao ingressar no 1º ano do Ensino Médio os alunos são apresentados ao tema de composição química dos seres vivos. Os carboidratos são moléculas essenciais para a vida, desempenhando funções importantes como fonte de energia e estrutura celular. No ensino de Ciências da Natureza, é fundamental que os alunos compreendam a composição química dos carboidratos, sua classificação e suas funções biológicas.
Fonte: Silva, A. T.; Nascimento-Saba, C.C.A. Carboidratos na dieta alimentar e saúde: uma sequência didática para o Ensino Médio. Conedu, v. 1, p. 2046-2066, 2021. Acesso em: 10 mar. 2025.
Agora, vamos aos passos do MAPA:
- a) Elabore um planejamento de aula para o 1º ano do Ensino Médio sobre a composição química dos seres vivos, com o objeto de conhecimento sobre carboidratos. O planejamento deve incluir competências e habilidades, presentes na BNCC, objetos de conhecimento, metodologia da aula, conteúdo (exponha de forma breve o que será abordado dentro do objeto de conhecimento) recursos digitais (plataformas, simuladores, jogos, revistas cientificas), referências (utilizadas para estudar o conteúdo e método avaliativo.
- b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula que permita contextualizar os alunos com assuntos de seu cotidiano, incluindo debates sobre informações que eles têm acesso em redes sociais.
c) Nos métodos avaliativos, a composição de notas (100 pontos) deve ser fragmentada, podendo contendo uma avaliação individual, trabalhos em grupo e até mesmo interdisciplinar.