PORTFÓLIO – FIS – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA – 53_2025
Vivemos um cenário educacional em que o ensino de Ciências da Natureza, especialmente da Física, enfrenta o desafio de superar práticas expositivas tradicionais, muitas vezes descoladas da realidade dos estudantes. Diante disso, metodologias ativas de aprendizagem tornam-se um caminho promissor para tornar o ensino mais dinâmico, significativo e conectado ao mundo que
nos cerca. Nesse contexto, o uso de recursos digitais interativos (como Mentimeter, Wordwall, Kahoot, Scratch e PhET Colorado) ou materiais físicos manipuláveis pode potencializar o protagonismo discente, aproximando a Física de situações reais e promovendo aprendizagens contextualizadas e interdisciplinares.
O objetivo geral da atividade da presente atividade é planejar, desenvolver e aplicar um recurso didático ativo e inovador voltado ao ensino de Física, promovendo a aprendizagem significativa e a participação ativa dos estudantes, com foco em projetos, problemas reais e integração com outras áreas das Ciências da Natureza.
FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZ
Etapas da Atividade
Etapa 1 – Seleção de Habilidade e Tema
– Escolha uma habilidade específica da área de Ciências da Natureza, conforme a BNCC, que seja vinculada ao 9º ano ou ao Ensino Médio.
– A partir dessa habilidade, selecione um tema de Física que possa ser trabalhado de forma interdisciplinar, ativa e contextualizada.
Etapa 2 – Escolha e Desenvolvimento do Recurso
– Com base no tema e na habilidade escolhidos, você deverá escolher uma das opções a seguir para desenvolver sua proposta:
Opção 1: Construção de histórias em quadrinhos sobre o tema de Física.
Opção 2: Criação de um jogo digital no Wordwall sobre o conteúdo selecionado.
Independentemente da escolha feita, é obrigatório:
- Utilizar o Mentimeter para iniciar a proposta com uma atividade de nuvem de palavras, com um termo indutor relacionado ao tema de Física escolhido (ex.: “O que vem à sua mente quando pensa em energia?”, “O que você entende por força?”).
- Aplicar o recurso desenvolvido com os participantes.
- Finalizar a proposta com a rotina de pensamento “Antes eu pensava, agora eu penso”, também utilizando a ferramenta ‘Final em Aberto’ no Mentimeter, para avaliar mudanças na compreensão dos participantes e promover a metacognição.
Etapa 3 – Elaboração do Plano de Aula


