PORTFÓLIO – FIS – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NO ENSINO MEDIO – 54_2025
Atividade MAPA
Contexto – Situação hipotética:
Você é o professor de Física responsável por uma turma de 1° ano do ensino Médio em uma escola com poucos recursos tecnológicos e materiais escassos.
Ao longo das aulas, você percebeu que uma parte dos seus alunos não
consegui compreender de forma completa e eficiente os conceitos fundamentais da Mecânica, principalmente os temas relacionados as Leis de Newton, como a relação entre força, massa e aceleração, e o princípio da ação e reação.
Com o objetivo em resgatar esses conteúdos, você como professor de física da sala deve propor uma atividade diferenciada para estimular e facilitar o aprendizado de seus alunos.
Sua atividade deve proporcionar um momento
significativo, permitindo que os alunos percebam a física no cotidiano, indo muito além das tradicionais aulas teóricas.
Sua atividade deve ser planejada com rigor pedagógico, considerando as dificuldades específicas de sua turma, os objetivos educacionais,
o tempo de duração e os materiais e recursos que devem ser utilizados na preparação
dessa aula. A atividade elaborada deve ser viável para a escola estando de acordo com sua realidade.
Para o desenvolvimento dessa atividade o professor deve elaborar um plano de aula estruturado e detalhado, descrevendo
os objetivos pedagógicos, público-alvo, competências e habilidades da BNCC que serão trabalhadas,
conteúdos a serem desenvolvidos, recursos didáticos que serão utilizados, metodologia de ensino e estratégias de avaliação.
Para a realização dessa atividade a equipe pedagógica da escola deve avaliara o plano de aula do(a) professor(a) e observar se a proposta de aula está coerente com o tema.
Atividade
A partir da situação apresentada, elabore uma proposta de plano de aula para ser aplicada em uma turma do 1° ano do ensino médio.
Você deve escolher um dos tópicos listados a seguir e desenvolver uma atividade que estimule
o aluno a refletir sobre o fenômeno físico escolhido. A atividade deve possibilitar a participação ativa dos alunos na aula,
estimulando um aprendizado mais concreto e significativo, apresentando a física como uma ciência
relacionada ao cotidiano.
A proposta desenvolvida deve ser um experimento de baixo custo (concreto ou virtual) para que possa ser utilizada por diferentes professores em outras escolas.
Tópicos disponíveis (escolha apenas um):
– Movimento Retilíneo e Uniforme (MRU).
– Leis de Newton.
– Lançamento Oblíquo.
– Força Centrípeta.
– Pêndulo Simples.
Instruções gerais para a realização da atividade:
Escolha um dos tópicos acima e elabore um plano de aula para a turma do 1° ano do Ensino Médio de acordo, com o template disponível na pasta “materiais da disciplina”.
Evidência de execução do experimento: fotos, se for presencial/concreto ou prints da tela, se for utilizado um recurso virtual, conforme detalhado abaixo.
Fotos do experimento, se presencial/concreto, mostrando processo de montagem e materiais utilizados (1 foto) e do experimento concluído (1foto).
Dois prints de tela do simulador ou recurso virtual utilizado, se for o caso.
Indicação da fonte quando o experimento for online (nome do site, URL formatada conforme instruções da disciplina).
Breve relato (no máximo 10 linhas) do que foi observado no experimento e como isso ilustra o conceito e colabora para o Ensino de Física do tema escolhido.
Observação: É obrigatória a aplicação do Plano de aula em uma escola.