PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA A INFÂNCIA – 53_2025
Os recursos didáticos têm um papel fundamental nas práticas pedagógicas inclusivas, pois tornam o processo de ensino mais acessível, significativo e participativo para todos os estudantes. Em contextos de diversidade, especialmente na infância, esses recursos possibilitam múltiplas formas de expressão, compreensão e engajamento, respeitando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem.
Ao utilizar materiais concretos, sensoriais, visuais, lúdicos ou interativos, o educador amplia as possibilidades de comunicação com os alunos, favorecendo a compreensão de conteúdos e o desenvolvimento integral. Além disso, os recursos bem planejados ajudam a reduzir barreiras que possam comprometer a participação de crianças com deficiência, dificuldades de aprendizagem ou defasagens no desenvolvimento.
Promover a inclusão não se resume a receber todos na sala de aula, mas a garantir que todos possam aprender. Por isso, os recursos didáticos são aliados indispensáveis: eles viabilizam experiências ricas e acolhedoras, despertam a curiosidade, mobilizam afetos e criam caminhos para o conhecimento.
Elaborado pela professora.
Com base nos conteúdos discutidos na disciplina Prática Pedagógica: Recursos Didáticos para a Infância, esse MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem propõe uma imersão prática nos recursos didáticos: sua missão é construir um recurso didático de baixo custo, criativo e funcional, destinado à Educação Infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para isso, siga atentamente os passos descritos abaixo:
1º) Escolha a área para elaboração do recurso didático
2º) Confecção do recurso didático
3º) Registro fotográfico da experiência
4º) Elaboração do relato reflexivo
5º) Entrega
1º) Escolha uma área, entre as três possibilidades, para você elaborar um recurso didático:
– Sensorial, voltado ao desenvolvimento da percepção e dos sentidos.
– Linguagem e língua portuguesa, estimulando a oralidade, a leitura ou a escrita.
– Matemática, promovendo raciocínio lógico, noções de número, quantidade e forma ou sequência.