PORTFÓLIO – QUI – PRÁTICA PEDAGÓGICA: QUÍMICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA – 53_2025
Química, Física e Matemática são disciplinas exatas apontadas, muitas vezes, como um bloqueio por parte dos alunos do ensino básico por não gostarem da disciplina ou apresentarem dificuldades em determinados conteúdos. A falta de afinidade, para a maioria, está relacionada ao fato de não compreenderem a matéria, que pode ser complexa dependendo do conteúdo ou da forma como esse conteúdo é trabalhado pelo professor em sala, juntamente ao aluno.
A Revista da Sociedade Brasileira do Ensino de Química publicou um artigo intitulado “Integração entre o método Jigsaw e a experimentação investigativa para o estudo de cinética química” de Almeida e colaboradores (2021), com o seguinte resumo: “O objetivo deste trabalho consiste em apresentar resultados da implementação de uma proposta didática que congrega o método Jigsaw e a experimentação investigativa no estudo de cinética química. A elaboração da proposta ocorreu no âmbito de uma
disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, ministrada para o 4° ano do Curso de Licenciatura em Química, e foi implementada em um curso ministrado para oito estudantes de distintos cursos de graduação (Ciências Biológicas, Química e Letras), em um evento promovido pela Pró-Reitoria de Graduação. A proposta pautou-se em quatro situações-problemas abordando os fatores que influenciam na velocidade das reações químicas. As respostas dos estudantes às situações-problemas, na primeira etapa do curso, bem como após a realização dos experimentos, compuseram o corpus da análise. Os dados foram
analisados seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo, estabelecendo-se quatro categorias em que foram alocadas as respostas expressa pelos estudantes, sendo essas: (C1) – Respostas sem justificativas; (C2) – Respostas com justificativa, entretanto, sem relação com conceitos da cinética química; (C3) – Respostas com justificativa a partir de conceitos da cinética química, entretanto, sem estabelecer relações entre os conceitos e (C4) – Respostas com justificativa a partir de conceitos da cinética química e que estabelecem relações entre os conceitos. Nesse contexto investigativo destacamos que a proposta, na forma como foi organizada, favoreceu a participação ativa dos estudantes tanto na condução dos experimentos quanto nas discussões, além de possibilitar a (re)elaboração conceitual por parte dos estudantes no estudo de conceitos de cinética química.”
QUÍMICA NAS CIÊNCIAS DA NATURE


