PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A extensão universitária voltada ao programa de ação e difusão cultural do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento Mobile, tem por finalidade utilizar os conhecimentos relacionados a tecnologia da informação para promover formas de auxiliar as pessoas ou grupos ligados à atividades culturais. Dessa forma, as atividades podem ser desenvolvidas em: secretaria da cultura, pinacotecas, teatros, grupos de artesanato, bandas, entre outros grupos ou locais relacionado à atividades culturais. |
COMPETÊNCIAS:
I – Projeta, desenvolve, testa, implanta, mantém, avalia e analisa páginas para sites de Internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a Internet;
II – Avalia, especifica, seleciona e utiliza metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações; III – Elabora e estabelece diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo. |
PERFIL DE EGRESSO:
No Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento Mobile, o perfil do egresso visa uma formação profissional atualizado, criativo e atento as novas tendências e tecnologias. A atuação frente ao programa de ação e difusão cultural, demonstra as habilidades de comunicação interpessoal, resolução de problemas e flexibilidade, capaz de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos princípios éticos. Tais atividades proporcionam além da compreensão de outros contextos social pelo contato com diferentes realidades e culturas, atuar de forma ativa na promoção das atividades de cunho artístico e cultural. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação Comunicação Interpessoal |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1
Público
As ações de extensão do programa voltado a cultura no Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento Mobile, tem como objetivo utilizar os conhecimentos técnicos relacionados a tecnologia da informação, a fim de auxiliar os profissionais relacionados a atividades culturais. Os desenvolvimentos, podem de alguma forma prover a divulgação de produtos ou serviços, auxiliar no planejamento, organização e gerenciamento das atividades, entre diversas outras possibilidades, desde que estejam relacionadas a cultura. |
CONTEÚDOS:
I – Algoritmos e Estruturas de Dados;
II – Interação Homem-Computador; III – Lógica e Matemática Discreta; IV – Fundamentos e Técnicas de Programação; V – Paradigmas de Linguagens de Programação; VI – Inteligência Artificial; VII – Bancos de Dados; VIII – |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
SZWARCFITER, Jayme Luiz. Estrutura de dados e seus algoritmos. 3.ed. Rio de Janeiro: GEN, 2010.
SOUZA, Marco A. Algoritmos e lógica de programação. 3.ed. São Paulo: Cengage, 2019. METCALF, Peter. Cultura e sociedade. São Paulo: Saraiva, 2015. |
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
- PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
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Público
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
- Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
- Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados?
- Onde será realizada a ação?
- Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
- Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
- Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
- Será necessário agendamento?
- Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
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Público
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
- REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
- VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM |
() NÃO |
Ideação realizada?
() SIM |
() NÃO |
Prototipação realizada?
() SIM |
() NÃO |
Planejamento está ok?
() SIM |
() NÃO |
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM |
() NÃO |
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM |
() NÃO |
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM |
() NÃO |
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Público
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM |
() NÃO |
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM |
() NÃO |
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
- AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
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Público