PROJETO DE ENSINO – BNCC E CIÊNCIAS HUMANAS NO ENSINO MÉDIO – 52_2025
Período:05/05/2025 08:00 a 13/07/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 14/07/2025 00:00 (Horário de Brasília)
CIÊNCIAS HUMANAS NO ENSINO MÉDIO
1a QUESTÃO
Leia o excerto abaixo:
O primeiro Código Penal da República brasileira foi promulgado em 1890, dois anos depois de abolida a
escravidão no país. A primeira Constituição republicana foi promulgada em 1891. O fato de o Código Penal
ter sido promulgado antes da Constituição evidencia a preocupação de estabelecer o controle da ordem
social e instituir mecanismos de identificação e punição do crime, antes mesmo que qualquer novo regime
jurídico fosse pensado para o novo Estado Nacional. O Código de 1890 valeu durante toda a Primeira
República e criminalizou práticas sociais ligadas aos escravizados recém-libertos, como a capoeira, e seus
ritos religiosos. A maioria dessas pessoas foi expulsa das fazendas onde trabalhava e ficou desempregada. A
Constituição de 1891 também não trouxe nenhuma lei para promover a igualdade social para os ex-
escravizados
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MACHADO, Igor J. R.; AMORIM, Henrique; GRECCO, Fabiana S.; GALASTRI, Leandro. RODRIGUES, Cassiano T.;
SILVA, Glaydson, J.; Contexto e Ação: trabalho e sociedade. Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas –
p. 66. Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2020.
A partir da leitura e análise do excerto podemos observar que existem algumas possibilidades de
explorarmos a temática dentro da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ao longo do Novo Ensino
Médio. Todavia, para que isso ocorra é necessário que saibamos quais competências e mesmo habilidades
temos condições de trabalhar utilizando este recurso textual. Tomando por base esta discussão, analise as
afirmações em destaque, considerando-as com (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) uma das competências específicas da área que podemos explorar é a número quatro que debate acerca
das relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas.
( ) a competência número cinco que busca reconhecer e combater as diversas formas de desigualdade e
violência, adotando princípios éticos e democráticos, também é uma opção viável de análise.
( ) dentre as opções de habilidades que podemos utilizar, podemos colocar em destaque a identificação e
discussão dos múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos.
( ) o texto em destaque reproduz um período histórico do Brasil e coloca em pauta questões relacionadas a
jurisdição, ao trabalho, a liberdade e a cidadania, sendo uma opção apenas para as discussões presentes nas
disciplinas de História e Sociologia.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta de afirmações verdadeiras (V) e falsas (F):
ALTERNATIVAS
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
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