CURSO:
CST EM PODOLOGIA
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – PODOLOGIA
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade está no importante
papel social, através deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e
a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Ao identificar as
necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de
apoio relacionadas ao curso de CST em Podologia, pelas quais poderão ser
desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos
programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Empreendedorismo,
cuidados com a saúde dos pés, higiene pessoal, biossegurança, responsabilidade social,
responsabilidade ambiental.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e
atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde
Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de
Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs.
COMPETÊNCIAS:
I – Realizar avaliação podológica identificando a intervenção mais adequada ou
necessidade de encaminhamento para outro;
II – Elaborar e aplicar programas de saúde preventiva;
III – Empreender e gerenciar um negócio com responsabilidade e habilidade na
definição de melhores estratégias para a sustentabilidade do empreendimento.
PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de CST em Podologia idealizado pela IES proporciona a
formação profissional que, de acordo com as determinações legais do Curso Superior
de Tecnologia em Podologia, tenha uma formação humanizada, crítica, ética e
reflexiva, capaz de atuar na avaliação e tratamentos podológicos, atuando em
estabelecimentos públicos ou privados, reconhecendo-se como profissional da saúde e
integrando equipe multiprofissional, mantendo autonomia a outros profissionais na
avaliação, planejamento e execução de cuidados adequados, na esfera de sua atuação.
O Programa de Contexto à Comunidade, permitirá o desenvolvimento de habilidades
como, atuação na prevenção e promoção de saúde a partir de sua avaliação e elaborar
políticas públicas de cuidados as podopatias.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação
Tomada de Decisão
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de CST em Podologia vinculado ao
Programa de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e
a cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das
problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades
desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para uma atuação global,
focado no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade.
CONTEÚDOS:
I – Gestão de pessoas;
II – Avaliação podológica;
III – Biossegurança.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
Toledo, S.R.K. D. Saúde coletiva para iniciantes. São Paulo: Saraiva, 2014.
PINO, Camila. Educação em saúde. Rio de Janeiro: Grupo A, 2019.
BEGA, Armando. Tratado de podologia. 2.ed. São Paulo: Yendis, 2014.