COMPONENTE CURRICULAR:
| PROJETO DE EXTENSÃO I – PODOLOGIA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
| PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
| A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade está no importante papel social, através deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Ao identificar as necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de CST em Podologia, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Empreendedorismo, cuidados com a saúde dos pés, higiene pessoal, biossegurança, responsabilidade social, responsabilidade ambiental.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. |
COMPETÊNCIAS:
| I – Realizar avaliação podológica identificando a intervenção mais adequada ou necessidade de encaminhamento para outro;
II – Elaborar e aplicar programas de saúde preventiva; III – Empreender e gerenciar um negócio com responsabilidade e habilidade na definição de melhores estratégias para a sustentabilidade do empreendimento. |
PERFIL DE EGRESSO:
| O perfil do egresso do curso de CST em Podologia idealizado pela IES proporciona a formação profissional que, de acordo com as determinações legais do Curso Superior de Tecnologia em Podologia, tenha uma formação humanizada, crítica, ética e reflexiva, capaz de atuar na avaliação e tratamentos podológicos, atuando em estabelecimentos públicos ou privados, reconhecendo-se como profissional da saúde e integrando equipe multiprofissional, mantendo autonomia a outros profissionais na avaliação, planejamento e execução de cuidados adequados, na esfera de sua atuação. O Programa de Contexto à Comunidade, permitirá o desenvolvimento de habilidades como, atuação na prevenção e promoção de saúde a partir de sua avaliação e elaborar políticas públicas de cuidados as podopatias. |
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Público
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
| Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação Tomada de Decisão |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
| O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de CST em Podologia vinculado ao Programa de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e a cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para uma atuação global, focado no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade. |
CONTEÚDOS:
| I – Gestão de pessoas;
II – Avaliação podológica; III – Biossegurança. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
| Toledo, S.R.K. D. Saúde coletiva para iniciantes. São Paulo: Saraiva, 2014. PINO, Camila. Educação em saúde. Rio de Janeiro: Grupo A, 2019.
BEGA, Armando. Tratado de podologia. 2.ed. São Paulo: Yendis, 2014. |
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
- PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
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Público
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
- Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
- Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados?
- Onde será realizada a ação?
- Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
- Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
- Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
- Será necessário agendamento?
- Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
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Público
- REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
| ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
- VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
| () SIM |
| () NÃO |
Ideação realizada?
| () SIM |
| () NÃO |
Prototipação realizada?
| () SIM |
| () NÃO |
Planejamento está ok?
| () SIM |
| () NÃO |
Realização:
Cronograma realizado?
| () SIM |
| () NÃO |
Cronograma atende a realização do projeto?
| () SIM |
| () NÃO |
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
| () SIM |
| () NÃO |
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
| () SIM |
| () NÃO |
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Público
Houve necessidade de mudança de estratégia?
| () SIM |
| () NÃO |
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
- AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
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Público


