Projeto Integrador Transdisciplinar de Comércio Exterior II
Projeto Integrador Transdisciplinar de Comércio Exterior II
Categoria: Projeto Integrador
Projeto Integrador Transdisciplinar de Comércio Exterior II
REFERÊNCIAS
Atividade de Entrega
Referências
Olá, estudante!
Vamos iniciar a disciplina abordando os conceitos necessários para que você possa realizar a
atividade através das situações-problema mais à frente.
Introdução
Você gosta de comércio? E se for comércio exterior? Pois é, nosso material didático abordará
circunstâncias do comércio exterior que vão fazer com que você reflita sobre essa prática
mercadológica fundamental para todos os países.
1 / 8
Material Teórico
Atenção, estudante! Aqui, reforçamos o acesso ao conteúdo
online para que você assista à videoaula. Será muito importante
para o entendimento do conteúdo.
O comércio exterior existe há muito tempo. A troca de mercadorias entre os países existe desde os
primórdios da civilização. Foi consolidada com as práticas mercantilistas difundidas na Europa
durante os séculos XV e XVI. Com o avanço do processo de globalização, essa prática vem se
intensificando com o desenvolvimento de meios de transporte e de novas tecnologias de
comunicação.
A prática envolve atividades que compreendem ações de compra e venda de bens e serviços entre
organizações e governos. Com o comércio exterior as empresas conseguem vantagens
competitivas, como alcance de novos clientes, amplificação da marca, investimento estrangeiro,
aumento de imunidade a tendências locais, confiança do consumidor, melhora do desempenho
financeiro, crescimento da competitividade, fortalecimento da marca e estímulo a especialização.
O profissional de comércio exterior tem um futuro promissor quando se mantém atualizado com a
prática e dá continuidade aos estudos acadêmicos, realizando cursos sempre que necessário. São
fundamentais o diploma de nível superior e o investimento em atualização constante e em cursos de
idiomas.
Neste material didático, nós vamos ver alguns assuntos que fazem parte do cotidiano do profissional
de comércio exterior. Dividiremos o material didático em 5 pautas. Para iniciarmos, é fundamental
que você acompanhe a disciplina fazendo a leitura e concluindo todas as atividades propostas.
Também é importante que você complemente seus estudos com as dicas e sugestões de leitura
passadas nas pautas ao longo deste material didático.
Na pauta 1, vamos ver qual é a diferença entre comércios nacional e comércio internacional e por
que os países decidem optar pelo comércio exterior. Na pauta 2, vamos debater os conceitos e
definições de marketing internacional e sua importância e benefícios. Conhecer marketing
internacional é mais do que simplesmente trocar estratégias mercadológicas locais por estratégias
mercadológicas de âmbito externo. Em outros países, com outras culturas, leis, costumes, economia
e tradições, tudo é mais complexo do que operar em território doméstico. O gestor de marketing
internacional deve atuar de forma reflexiva, considerando os públicos e contextos específicos de
cada país em que a organização pretende entrar para comercializar bens e serviços. O intuito é
posicionar adequadamente a marca no mercado. Na pauta 3, debateremos como funciona um
sistema de informação de mercado. Ter um sistema de informação de mercado no cenário nacional
é importante, e mais ainda no cenário exterior. Na pauta 4, veremos estratégias básicas de marketing
internacional, como o marketing internacional concentrado, padronizado e diferenciado. Veremos
também considerações sobre estratégias globais que podem impactar diretamente o produto ou
serviço importado ou exportado. Por fim, na pauta 5 vamos analisar visões de mercado que ajudam a
entender a postura de empresas e gestores internacionais. O marketing internacional tem papel
preponderante no comércio entre países e é de suma importância para a empresa que quer
expandir as fronteiras dos negócios. Ele é transdisciplinar, haja vista as centenas de possibilidades
que estão envolvidas.
Projeto Integrador Transdisciplinar de Comércio Exterior II

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.