Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão Comercial
Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão Comercial
Categoria: Sem categoria
Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão Comercial
REFERÊNCIAS
Atividade de Entrega
Referências
Olá, estudante!
Vamos iniciar a disciplina abordando os conceitos necessários para que você possa realizar a
atividade através das situações-problema mais à frente.
Introdução
Somos impactados, desde que nascemos, por várias marcas, vários serviços e várias ideias. Basta
sairmos às ruas e observar em volta que veremos diversos estabelecimentos comerciais, os quais
vão desde a banca de jornal até o açougue e a padaria, entre centenas de empresas à nossa volta.
Em casa, se olharmos também em volta, todos os espaços são ocupados por produtos provenientes
de milhares de empresas. Mas todas essas diferentes empresas que impactam nossa vida
1 / 8
Material Teórico
Atenção, estudante! Aqui, reforçamos o acesso ao conteúdo
online para que você assista à videoaula. Será muito importante
para o entendimento do conteúdo.
diariamente têm algo em comum: um dia elas foram apenas uma ideia, um sonho a ser realizado em
algum momento da história por alguém que sonhou com a possibilidade de abrir sua empresa,
tornando esse sonho possível.
Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão Comercial
Contudo, o mundo tem passado por diversas transformações, desde a criação da internet, nos anos
1960, pelo departamento de defesa americano, até a gestão de empresas, com a forma de consumo,
o varejo e tudo que atravessou uma transição, principalmente com a expansão da internet, nos anos
1990. Isso fez com que, segundo alguns autores, uma nova geração fosse criada, a chamada “geração
Y”, que são os nativos da internet, ao contrário dos nascidos antes, que são chamados, como uma
metáfora, de “analógicos”.
Com a expansão da internet, a possibilidade de se comunicar e transmitir informações chegou a
níveis nunca vistos até então, influenciando o comportamento cultural e, consequentemente, o
comportamento de consumo. Pequenas e grandes empresas viram nesse cenário de mudança
oportunidades de negócio, primeiramente, como uma forma de agilizar o processo de comunicação,
dando fim ao famoso “malote” (que era a forma antiga de comunicação) por memorandos e
utilizando os recursos, como e-mail, aplicativos etc.
Diante disso, ainda que de maneira tímida, muitas empresas se arriscavam no e-commerce,
principalmente pelo aumento de visibilidade no negócio, pela diminuição de custos e pela rapidez
no contato com seus consumidores, mas era sempre uma extensão do negócio físico.
Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão Comercial
Até que algumas inovações tecnológicas mudam a regra do jogo, entre elas, a maior velocidade de
acesso e volume de dados, o uso do celular como principal plataforma de acesso à informação e
comunicação e, principalmente, as redes sociais, que fizeram com que o consumidor fosse o
protagonista do processo de consumo; agora, o produto precisa estar na hora e no momento
escolhido pelo consumidor, e o feedback é praticamente instantâneo em relações positivas ou
negativas com a empresa.
Tudo isso abriu um mar de oportunidades para que fosse possível não só empreender em
experiências físicas como também em virtuais. Sendo assim, a gestão comercial é um processo e não
um fator de administração.
Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão Comercial

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.