Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão da Qualidade II
Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão da Qualidade II
Categoria: Projeto Integrador
Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão da Qualidade II
REFERÊNCIAS
Atividade de Entrega
Referências
Olá, estudante!
Vamos iniciar a disciplina abordando os conceitos necessários para que você possa realizar a
atividade através das situações-problema mais à frente.
Introdução
Um questionamento cada vez mais comum entre os empreendedores e consumidores é
relacionado com a qualidade. Devido ao grande número de empresas, à facilidade de conseguir
informação e, consequentemente, à variedade de ofertas disponíveis de um mesmo
produto/serviço, a qualidade está se tornando um fator que pode garantir a sobrevivência de um
empreendimento por meio da fidelização de seus consumidores.
Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão da Qualidade II
Material Teórico
Atenção, estudante! Aqui, reforçamos o acesso ao conteúdo
online para que você assista à videoaula. Será muito importante
para o entendimento do conteúdo.
Para as pessoas que consomem produtos e serviços, a qualidade percebida é um dos pontos mais
relevantes na hora de escolher o que consumir, e, se o foco de um negócio é manter/fidelizar esse
consumidor, é preciso dar a devida atenção a esse fator crítico de sucesso. No caso do
empreendedor, a qualidade tem relação com a entrega efetuada ao cliente/consumidor e está
relacionada com a qualidade percebida pelo cliente. Essa qualidade percebida também pode ser
afetada por fatores adicionais, como ambiente, estrutura do negócio, tempo de entrega, atendimento
e exigências específicas de mercado (no caso de cliente pessoa jurídica).
Independentemente do tipo de produto fornecido pelo negócio em questão e do
cliente/consumidor atendido (consumidor final ou empresas), o processo de gestão da qualidade
deve ser entendido como ferramenta fundamental para possibilitar entregas que estejam de acordo
com as propostas do negócio e com as necessidades de quem compra.
Além da qualidade do produto/serviço que é entregue, outros fatores relacionados com a qualidade
vista pelo mercado consumidor são a sustentabilidade e a responsabilidade social. O cálculo do
custo-benefício de um produto/serviço está hoje relacionado com outros fatores além do valor
monetário despendido para sua aquisição; o impacto ambiental causado pela produção do produto
ou as relações que determinada empresa mantém com seus colaboradores e com a comunidade
são exemplos de fatores que podem influenciar a escolha do consumidor.
A qualidade, conforme mencionada por Oliveira (2016), é um componente ligado à estratégia e
competitividade do negócio e está diretamente relacionado com a identificação das necessidades e
expectativas dos clientes, dos stakeholders e da comunidade onde é realizada a operação.
Projeto Integrador Transdisciplinar em Gestão da Qualidade II

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
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