Projeto Integrador Transdisciplinar em Marketing: Criando um Produto ou Serviço
Criando um Produto ou Serviço
Categoria: Projeto Integrador
Projeto Integrador Transdisciplinar em Marketing: Criando um Produto ou Serviço
REFERÊNCIAS
Atividade de Entrega
Referências
Olá, estudante!
Vamos iniciar a disciplina abordando os conceitos necessários
para que você possa realizar a atividade através das situações-
problema mais à frente.
Introdução
A gestão de produtos e serviços é uma parte fundamental para as empresas. É a partir dos produtos e
serviços ofertados para os clientes que são criados todos os esforços e estratégias. Análise de
Projeto Integrador Transdisciplinar em Marketing: Criando um Produto ou Serviço
Material Teórico
Atenção, estudante! Aqui, reforçamos o acesso ao conteúdo
online para que você assista à videoaula. Será muito importante
para o entendimento do conteúdo.
mercado, satisfação do cliente, inovação, concorrência, tendências, entre outras centenas de
atributos e estratégias, surgem com base na oferta de um produto ou serviço.
Os gestores e profissionais de marketing não podem se enganar e se apaixonar por atributos, e sim
buscar entender a solução, a facilidade, o que exatamente o produto resolve na vida do consumidor.
Vejamos, por exemplo, a venda de uma simples furadeira. Quando o cliente chega à loja, o vendedor
pode se concentrar nos atributos técnicos do produto, como quantidade de velocidades e brocas,
cores e potência. Contudo, o que o consumidor quer? A resposta pode ser “fazer um buraco na
parede” para instalar um painel de TV, uma estante, um quadro.
Criando um Produto ou Serviço
O consumidor quer resolver seu problema da maneira mais prática e eficiente possível, e cabe à
empresa realizar todos os esforços para entender seu problema e oferecer o produto que pode
resolvê-lo melhor do que os concorrentes.
Ao contrário do que se diz popularmente, o marketing não cria necessidades. Não precisamos do
marketing para ter fome, sono, afeto, realização, entre outras necessidades abordadas por Maslow
(1946). Todas elas decorrem da condição humana. O marketing oferece diversas formas de atender a
essas necessidades. Se temos fome, podemos saciá-la com diversos produtos, desde uma comida
caseira até um lanche de uma famosa empresa de fast-food, ou seja, o marketing satisfaz desejos.
O produto é tão importante nas estratégias de marketing que é um dos 4 Ps (preço, produto, praça e
promoção), os quais formam o composto de marketing. Cada P é fundamental para o sucesso das
estratégias de uma organização. Quando se altera qualquer um deles, automaticamente os outros
três são afetados, por isso é preciso muito cuidado com eles
Projeto Integrador Transdisciplinar em Marketing: Criando um Produto ou Serviço

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.