Projeto Integrador Transdisciplinar em Secretariado
Projeto Integrador Transdisciplinar em Secretariado
Categoria: Projeto Integrador
Projeto Integrador Transdisciplinar em Secretariado
REFERÊNCIAS
Referências
Olá, estudante!
Vamos iniciar a disciplina abordando os conceitos necessários para que você possa realizar a
atividade através das situações-problema mais à frente.
Introdução
Vamos começar agora nossa jornada no contexto do secretariado, nós vamos começar por um
princípio básico, um princípio de administração, mas um princípio fundamental para o exercício de
qualquer profissional e, claro, também do profissional de secretariado.
Projeto Integrador Transdisciplinar em Secretariado
Material Teórico
Atenção, estudante! Aqui, reforçamos o acesso ao conteúdo
online para que você assista à videoaula. Será muito importante
para o entendimento do conteúdo.
O Princípio da Organização
Sabemos que, em todos os aspectos da nossa vida, a organização é um tipo de conhecimento que é
de extrema relevância e seus princípios pouco se alteram de uma área de conhecimento para outra.
Figura 1 – Gráfico empilhado
Fonte: Getty Images
#ParaTodosVerem: figura com uma pirâmide central feita de vários quadrados
colocados um em cima do outro. O primeiro quadrado com um gráfico
exemplificando crescimento, os dois quadrados de baixo um com um alvo e o outro
com três desenhos de pessoas, e os três na última linha com lupa, lâmpada e uma
engrenagem. Fim da descrição.
Projeto Integrador Transdisciplinar em Secretariado
No livro intitulado Gestão Imobiliária, organizado pela Editora Intersaberes (2014), traz o ponto em
que, se assumirmos que a organização é uma função administrativa que é exercida nas empresas,
fica fácil de compreendermos que essas funções devem ser exercidas por alguém.
É sempre bom e importante destacar que todo profissional deve saber organizar suas tarefas, e deve
saber como organizar seu dia a dia de trabalho, bem como saber como direcionar da melhor forma
suas demandas, não é mesmo?
Você conhece a história da profissão? Creio que já tenha visto em nossos materiais um pouco desta
história, mas para fins deste estudo vale a pena relembrar.
Mas afinal o que diz o dicionário sobre o secretário? Segundo uma rápida pesquisa no dicionário do
Google podemos entender que secretário é aquele que é encarregado de organizar e de fazer
funcionar um serviço administrativo. Também se destaca que pode ser o profissional encarregado
dos afazeres particulares e da correspondência de alguém.
Ou mesmo aquele que exerce funções similares às de um ministro de estado de um governo. A
origem da palavra vem do Latim e significa secreto, lugar privado, um conselho privado.
Ou seja, desde a origem etimológica da palavra mostra-se que deve ser um profissional
extremamente discreto e que consiga manter segredo, ou secreto, determinados assuntos.
Onde começar a “rádio peão”? Em algumas empresas começa exatamente onde não deveria
acontecer. Vindo do profissional que deveria guardar segredo e que não o faz. Ouve um assunto e
logo começa a comentar.
Projeto Integrador Transdisciplinar em Secretariado

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.