Quando falamos sobre medição e transparência da área de TI, as empresas possuem muita dificuldade para medir o desempenho. Geralmente os diretores da empresa percebem que os investimentos em TI são elevados, mas não conseguem avaliar com precisão o impacto desses investimentos na eficiência operacional e nos resultados estratégicos da empresa. A ausência de indicadores estruturados para medir a qualidade dos serviços de TI gera
insegurança na tomada de decisões e muita dificuldade para priorização de projetos e recursos. Conforme você estudou na disciplina e no livro, o autor destaca que cada sistema e serviço de TI precisa ser monitorado e controlado para garantir que tudo esteja operando corretamente. Além disso, é destacado que os principais modelos de gestão de mercado como, por exemplo, ITIL e COBIT, incorporam indicadores e dashboards como ferramentas
estratégicas, pois esses modelos reconhecem a importância de medir e monitorar resultados para garantir que a TI suporte as operações de negócios e contribua para o sucesso da empresa. Diante desse cenário, no qual, de um lado, os modelos demonstram a importância dos indicadores, e, do outro, as empresas necessitam estruturar um sistema de indicadores e dashboards para a gestão de TI, utilize os conhecimentos adquiridos nessa disciplina para responder às seguintes questões
1 – Qual a importância dos indicadores na Governança de TI e como eles podem auxiliar a organização a tomar decisões estratégicas?
2 – Quais são alguns exemplos de indicadores de desempenho que podem ser adotados para avaliar a eficiência e eficácia da TI?
3 – Como os dashboards podem facilitar a análise desses indicadores e contribuir para a transparência na gestão de TI?