Realização do estudo de caso de acordo com a base da CIF:
Dados que precisam ser levantados:
Procure informações sobre a estrutura do corpo de seu cliente, busque diagnósticos de intercorrências com a saúde, observação da condição da estrutura corporal, cognitiva e ou mental. Essas informações podem ser coletadas nos documentos do idosos ou seu portifólio de consultas e médicos, ou no caso do aluno da educação especial essas informações devem constar do portifólio do aluno que quem monta é a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Identifique as limitações físicas, cognitivas e mentais dependendo de cada caso escolhido.
Reserve um tempo para observar seu cliente durante as atividades cotidianas próprias da sua idade e contexto. Como ele executa as tarefas ou ações do dia. Quais são as limitações que ele tem para executar suas as atividades por exemplo de AVDs. Exemplo Um idoso que teve um AVC e ficou hemiplégico, como realiza no seu dia as suas AVDs? Outro exemplo, uma criança com possível diagnóstico de sequela de paralisia cerebral, cadeirante, verbal no primeiro ano da escola, como realiza no seu dia as suas AVDs? Ele realiza sozinho, necessita de apoio? Que tipo de apoio? Necessita de uma adaptação? Que tipo de adaptação?
Observe o nível de participação que o sujeito (idoso, aluno ou outro) tem em seu contexto social. Ou seja que lugares e quais atividades sociais são esperadas para um sujeito na faixa etária do seu cliente? Qual o nível de participação dele no meio em que vive? Exemplo o idoso que você escolheu tem 55 anos ele tem amigos, vai a encontros sociais? Faz compras, participa de alguma atividade religiosa? Outro exemplo o aluno que você esta acompanhando, circula por toda a escola? Tem amigos? Fora da escola seus familiares lhe proporcionam passeios ou participação em festinhas ou outras situações próprias da faixa etária dele?
Observe quais são as principais barreiras enfrentadas pelo seu cliente para realizar as suas atividades cotidianas e participar das atividades do seu meio.
Por ultimo procure descobrir quais são os fatores mais motivadores para a busca de independência de seus clientes. Do que eles gostam? Onde gostariam de estar?
Orientação: sobre cada aspecto identificado procure observar os pontos fortes e os pontos fracos do seu cliente e as oportunidades que o meio onde ele está oferecem ou os desafios e ameaças que vive no contexto onde está inserido.
Tarefa a ser realizada para entrega: Descrição do estudo de caso
Componha um relatório apresentando de forma clara os dados encontrados após suas observações e coleta de dados.
Descreva no relatório como você define o desempenho funcional do seu cliente, ou seja, a qualidade da execução das atividades cotidianas deles?
Descreva no do relatório o que você visualiza dos aspectos sociais, que podem estar contribuindo para o bom desempenho funcional do seu cliente ou mesmo interferindo de forma negativa nesta condição funcional.
Escreva como conclusão de seu relatório sugestões de apoios ou mudanças do cotidiano ou do contexto deste cliente para melhorar a qualidade funcional do mesmo.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: caso o aluno(a) escolha desenvolver a atividade na escola é OBRIGATÓRIO o preenchimento do termo de autorização de participação na atividade pelo responsável da criança e do termo de autorização da escola para realização da atividade. No caso de escolha de outro cliente (idoso e/ou adulto) é OBRIGATÓRIO o termo de autorização da família (caso o paciente apresente algum transtorno mental e/ou demência) ou termo de autorização do cliente que irá participar da atividade. Em caso de AUSÊNCIA dos termos de autorização a atividade será ZERADA automaticamente. Os termos deverão ser anexados no formulário padrão da atividade. Os termos de autorização e o livro da CIF (Classificação Internacional da Funcionalidade,Incapacidade e Saúde) estão disponíveis no MATERIAL DA DISCIPLINA.