PROJETO DE EXTENSÃO I – NUTRIÇÃO

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO: 

PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: 

A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade está no importante  papel social, através deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade  e a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Ao identificar as  necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de  apoio relacionadas ao curso de Nutrição, pelas quais poderão ser desenvolvidas  competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos  para correlacionar as ações são: Controle higiênico-sanitário dos alimentos; Sistemas  alimentares e sustentabilidade; Indicadores de qualidade na produção de refeições. 

Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e  atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde  Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de  Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs.

 

COMPETÊNCIAS: 

I – Articular conhecimentos de composição, transformação e aproveitamento dos  alimentos na atenção dietética; 

II – Recuperar e manter o estado nutricional dos indivíduos; 

III – Planejar, executar e avaliar políticas públicas, programas e ações de alimentação  e nutrição.

 

PERFIL DE EGRESSO:

O perfil do egresso do curso de Nutrição idealizado pela IES proporciona a formação  de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no  Programa de Contexto à Comunidade, demonstra as habilidades para atuar na  aplicação de conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos  alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;  contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e  grupos populacionais; desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área  de atuação; atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância  nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local,  regional e nacional; atuar na formulação e execução de programas de educação  nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária; Reconhecer a saúde como  direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como 

 

Público 

conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos,  individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade  do sistema; atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional.

 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): 

Liderança 

Planejamento e organização 

Análise e resolução de problemas

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de Nutrição, vinculado ao Programa  de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e a cultura  ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas  identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no  decorrer do curso, preparando o egresso para uma atuação global, focado no mercado  de trabalho e atuante junto à comunidade.

 

CONTEÚDOS: 

I – Controle higiênico-sanitário dos alimentos; 

II – Sistemas alimentares e sustentabilidade; 

III – Indicadores de qualidade na produção de refeições.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

GERMANO, Pedro Manuel Leal. Higiene e vigilância sanitária de alimentos. 6. ed.  Barueri: Manole, 2019. 

ASHLEY, Patrícia Almeida (Org). Ética, responsabilidade social e sustentabilidade nos  negócios: (des)construindo limites e possibilidades. São Paulo: Saraiva, 2019.  MELLO, Fernanda Robert de; GIBBERT, Luciana. Controle de qualidade dos alimentos.  Porto Alegre: SAGAH, 2017.

 

TEMPLATE PDCA

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é  um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no  MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 

  1. PLANEJAMENTO (PLAN) 

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode  baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as  metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de  soluções de seu contexto!

Público 

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu  projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível  em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você  encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.  Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. 

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu  Relatório Final de Atividades Extensionistas. 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO 

 

DEFINA A PROPOSTA. 

IMERSÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.  

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com  maior frequência? 

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente  curricular?  

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de  extensão.  

Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?  Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.  

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas  identificados?  
  2. Onde será realizada a ação? 
  3. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 
  4. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 
  5. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 
  6. Será necessário agendamento?  
  7. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? 

 

IDEAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.

Público 

 

PROTOTIPAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. 

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES: 

 

  1. REALIZAÇÃO (DO) 

CRONOGRAMA: 

ATIVIDADES  PER. 1  PER. 2  PER. 3  PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK) 

Planejamento: 

Imersão realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Ideação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Prototipação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Planejamento está ok? 

() SIM
() NÃO

 

Realização: 

Cronograma realizado? 

() SIM
() NÃO

 

Cronograma atende a realização do projeto?

() SIM
() NÃO

 

Público 

Verificação: 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Projeto atende a proposta da instituição escolhida? 

() SIM
() NÃO

 

Houve necessidade de mudança de estratégia? 

() SIM
() NÃO

 

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 

 

  1. AÇÃO (ACT) 

AÇÃO PROPOSTA: 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

Público

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