As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm transformando os processos educacionais e ampliando as possibilidades de ensino na Geografia. Mais do que inserir ferramentas tecnológicas em sala de aula, é essencial que o professor pense didaticamente sobre como essas tecnologias podem contribuir para uma aprendizagem significativa, crítica e situada, considerando os contextos e as vivências dos estudantes.
ferramentas tecnológicas
Nessa perspectiva, apostando em uma concepção de ensino em que o aluno é ativo na construção do seu próprio conhecimento, torna-se indispensável planejar aulas que articulem o uso das tecnologias com metodologias participativas e investigativas para alcançar os objetivos educacionais.
Considerando essas ponderações, construa um plano de aula para uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano, organizado a partir de uma situação didática em que a metodologia coloque o aluno como ativo na produção do seu conhecimento e articule ao uso de tecnologias digitais como recurso didático. Para tanto, você deverá elaborar os seguintes itens:
ferramentas tecnológicas
Tema: um tema central que seja relevante e significativo para os alunos, considerando a BNCC para o Ensino Fundamental 2 – 6º ao 9º ano.
Situação geográfica: identifique uma situação real que será estudada pelos alunos.
ferramentas tecnológicas
Situação Problema: formule uma situação problema a ser investigada pelos alunos a partir da situação geográfica apresentada. O problema deve promover a reflexão crítica e a busca de soluções.