O lúdico é fundamental para o processo de aprendizagem do sujeito, pois é por meio dele que há aproximação entre ele e o objeto de estudo, há mais afetividade e mais significação. Ramos et al. (2017) enfatizam que jogos como o da memória exigem e/ou trabalham com habilidades básicas do nosso dia a dia, como planejamento, tomada de decisão e resolução de problemas. Por ser um jogo que apresenta variadas temáticas, número de peças e complexidade de resolução, pode ser utilizado com adolescentes e adultos para se trabalhar um conteúdo relacionado à imagem que se forma ou, ainda, por meio de uma construção dos alunos, pode-se pedir que eles elaborem o jogo relacionado à temática da aula. Temos, ainda, como recursos lúdicos, livros, filmes, passatempos e muito mais.
Diante do exposto, nesta atividade, você deverá ter a seguinte ação: analise o conteúdo a seguir do currículo de uma turma do 4º ano da EJA:
Turma: 4º ano do Ensino Fundamental — EJA
Disciplina: Língua Portuguesa
Práticas de linguagem: Análise linguística/semiótica (Ortografização).
Objeto de conhecimento: Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
Objetivo da aula: Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas, a fim de utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, produzindo sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
Para avaliar seus conhecimentos sobre o lúdico na EJA, considere o conteúdo anterior e elabore um jogo para trabalhar com jovens e adultos. Essa atividade deve conter as seguintes características:
a) O jogo deve ser pensado para se trabalhar o conteúdo com jovens e adultos, ou seja, deve ajudá-los a aprender sobre a segmentação de palavras, conforme exposto anteriormente.
b) O jogo deverá ter um nome.
c) O jogo deve ser confeccionado por você e deve ser fotografado em dois momentos: você confeccionando o jogo quando estiver pela metade e, depois, só o jogo, já finalizado — as fotos serão inseridas por você no formulário padrão para resolução da atividade.
d) Escreva as regras do jogo elaborado por você — 7 a 10 linhas.
e) Escreva um texto dissertativo de 10 a 20 linhas enfatizando os benefícios do jogo elaborado por você para o processo de ensino e de aprendizagem e explique como o lúdico é importante no processo de aprendizagem de jovens e adultos. Utilize citações indiretas, ou seja, com suas palavras, e referencie de acordo com a ABNT.