O processo de comunicação é algo que pode ser considerado simples, no entanto, questionamentos sobre essa afirmação podem ocorrer, uma vez que: se o processo é simples, então por que ocorrem tantos problemas de comunicação? Durante os estudos em nossa disciplina foi possível compreender que esses problemas ocorrem devido a falhas, causadas por algumas barreiras na comunicação.
Fonte: AZENHA, R. A. L. A.; MINÉ, T. L. R. Técnicas de Comunicação e Oratória. Maringá: UniCesumar, 2020 (reimpresso em 2023).
Para ilustrarmos, e melhor compreendermos esse assunto, sobre barreiras na comunicação, resgatamos aqui o caso ocorrido em 2020 com a empresa Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do Brasil. Na ocasião, a empresa lançou um programa de trainee exclusivo para candidatos negros. A iniciativa visava promover a diversidade racial nos cargos de liderança da empresa. Após a comunicação de seu programa, a empresa enfrentou várias críticas da opinião pública. A polêmica gerou ampla repercussão nas redes sociais e na mídia, com debates sobre racismo, inclusão e políticas afirmativas. Apesar das críticas iniciais, a empresa Magazine Luiza manteve o programa, que posteriormente foi reconhecido como uma ação pioneira em prol da diversidade corporativa no Brasil.
Apesar de a empresa ter superado o momento de crise, é possível identificarmos alguns pontos importantes na comunicação realizada na ocasião. Algumas reações diversas ocorreram. Embora a intenção da empresa tenha sido positiva, a comunicação inicial do programa gerou debates acalorados, pois uma barreira defensiva se estabeleceu, uma vez que os receptores já possuíam uma opinião formada sobre o assunto. Parte do público entendeu que a iniciativa inclusiva é necessária, enquanto outra parte a interpretou como discriminatória, alegando “racismo reverso” (supostos atos de discriminação praticados por grupos minoritários contra a maioria). Outro ponto a destacar é em relação à falta de esclarecimento prévio. A empresa não antecipou as possíveis interpretações negativas e não preparou uma estratégia de comunicação que esclarecesse os objetivos e a legalidade do programa antes do lançamento, o que poderia ter mitigado as críticas.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/09/21/programa-de-trainee-para-negros-do-magazine-luiza-cumpre-papel-constitucional-dizem-advogados.ghtml. Acesso em: 04 abr. 2025.
O caso da empresa Magazine Luiza, ao causar controvérsia com seu programa de trainee, ilustra a necessidade de uma comunicação clara e eficiente. Mesmo com boas intenções, mensagens mal comunicadas podem gerar ruídos e interpretações negativas. Assim, além de transmitir a mensagem, a organização deve garantir que ela seja bem recebida e compreendida por seus públicos. Uma comunicação eficaz constrói uma imagem positiva, diferencia a empresa da concorrência, fideliza clientes e fortalece sua credibilidade.
O processo de comunicação é algo que pode ser considerado simples, no entanto, questionamentos sobre essa afirmação podem ocorrer, uma vez que: se o processo é simples, então por que ocorrem
★★★★☆ (156 avaliações)
essa afirmação
Categoria: Gestão Imobiliária

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Produtos relacionados
Gestão Imobiliária
R$ 40,00