Olá, estudantes de Gestão Hospitalar!
A atividade MAPA da disciplina de Marketing Hospitalar auxiliará você em sua trajetória de formação em Gestão Hospitalar, proporcionando as habilidades para compreender os fundamentos do marketing para atuar frente aos usuários da área de saúde por meio da imersão. Sendo que, dentre as diversas possibilidades que a mercadologia possibilita, encontra-se a comunicação. Como vimos em nossa disciplina, trata-se de “um dos componentes-chave do marketing de serviços. No geral, a função principal da estratégia de comunicação de uma empresa de serviços é informar, persuadir ou lembrar os clientes sobre o serviço que está sendo oferecido” (Blanco, 2018, p. 159).
Fonte: BLANCO, T. H. M. Marketing Hospitalar. Maringá: UniCesumar, 2018.
Nesse sentido, saber posicionar uma marca, um serviço, um espaço de saúde é primordial e, para isso, os diversos profissionais da área podem utilizar das redes sociais. Em uma matéria publicada pela Forbes (2023), ficou constatado que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo. A constatação é de um levantamento da Comscore. O estudo mostra que esses canais são a preferência dos brasileiros frente a outras categorias on-line, elevando o país à terceira posição entre as nações que mais consomem redes sociais em todo o mundo — atrás de Índia e Indonésia e à frente de Estados Unidos, México e Argentina.
Fonte: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/03/brasil-e-o-terceiro-pais-que-mais-consome-redes-sociais-em-todo-o-mundo/. Acesso em: 16 abr. 2024.
Com isso, percebemos o quanto as mídias digitais, em especial, as redes sociais, podem potencializar o alcance de informações e de profissionais da área da saúde. Portanto, para que nossa atividade seja o mais imersiva possível, convido você para fazer uma análise conforme as etapas a seguir.