PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS – 53_2025
A educação, como sabemos, é um processo dinâmico que requer flexibilidade e receptividade a diversas propostas. Para Antunes (1998) e Kishimoto (2006), as atividades lúdicas são uma excelente metodologia no processo de ensino e aprendizagem.
Atualmente, nossa sociedade tem exigido novas formas de se comunicar, trabalhar e aprender, a fim de promover, também, uma mutualidade frequente entre o virtual e o presencial. E uma forma que integra o ensino de ciências a
essas exigências são as metodologias ativas, que podem ser usadas para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização e de reelaboração de novas práticas (MORÁN, 2015).
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
MORÁN, J. et al. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
SUAS TECNOLOGIAS
Dessa maneira, considere que você é um(a) professor(a) de ciências do ensino fundamental II e irá ministrar uma aula para o 7º ano com a temática “Diversidade de ecossistemas” – conforme as diretrizes da BNCC (EF07CI07). Assim, desenvolva um plano de aula com os seguintes pontos:
1º passo: Discuta como as metodologias ativas podem ser aplicadas efetivamente para promover o aprendizado significativo nas aulas de ciências. Em seguida, destaque os benefícios específicos que cada uma proporciona aos estudantes (mínimo de três metodologias ativas).
2º passo: Entre as metodologias ativas citadas, escolha uma abordagem de metodologia ativa e a empregue em uma aula (considere uma aula de 50 minutos) de Ciências para o 7º ano do ensino fundamental II, com o tema “Diversidade de ecossistemas”. Essa aula precisa conter:
– Passo a passo das atividades que serão desenvolvidas em sua aula, detalhadamente (atente-se ao tempo de aula);
– Imagens e/ou modelos que represente a metodologia ativa escolhida;
– Como será avaliado a aprendizagem dos alunos ao longo da aula.
Obs.: segue o link da BNCC para análise online:
https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
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